Publicada pela Electronic Arts e considerada uma das melhores franquias de jogos de corrida de todos os tempos, Need for Speed surgiu em 1994 em um despretensioso jogo para 3DO, Sega Saturn, DOS e PlayStation. Desde então, foram mais de 20 entradas em diversas plataformas que marcaram a vida de muitos fãs de velocidade. Relembre os melhores jogos da série.
Foto: Reprodução/EA
Underground
Um dos mais memoráveis jogos da série é, sem dúvidas, Underground. Lançado em 2003 para GameCube, PC, PlayStation 2 e Xbox, além de ter uma versão para GBA, o jogo levou todo o charme do tuning e das personalizações neon para os videogames. O sucesso foi tamanho que, logo no ano seguinte, Underground 2 chegou ainda maior e melhor.
Foto: Reprodução/EA
Most Wanted
Favorito de muitos, Most Wanted foi lançado em 2005 e mudou um pouco o cenário da franquia. No lugar das corridas noturnas em busca do prestígio nas ruas, o foco aqui é se tornar um dos pilotos mais procurados pela polícia. O jogo ganhou uma versão para Wii U e, em 2012, uma versão desenvolvida pela Criterion Games, considerada a melhor.
Foto: Reprodução/EA
Unbound
Mais recente entrada da série, Unbound tenta resgatar alguns dos elementos que deram à franquia uma vaga cativa no coração dos fãs de velocidade. O jogo traz um estilo artístico bem característico, que mistura elementos realistas, personagens em cell-shading e rabiscos em grafite saltando pela tela, e mostra que ainda há muito potencial para ser explorado pela EA.
Foto: Reprodução/EA
Hot Pursuit
A série Hot Pursuit é uma das mais bem-sucedidas dentro da franquia Need for Speed, com três jogos - o primeiro deles lançado em 1998 - e uma excelente remasterização, lançada em 2020. Em sua essência, ela leva toda a emoção das perseguições e a adrenalina das fugas em velocidades extremas, seja como policial ou como um fora da lei, direto para os jogadores.
Foto: Reprodução/EA
Shift
Outra entrada amada pela crítica e pelos fãs é Need for Speed: Shift. O décimo terceiro jogo da franquia foi lançado em 2009 e trouxe à tona a pressão da competição, o medo de perder o controle e os esforços intensos de se controlar um verdadeiro carro de corrida. Shift também recebeu versões para iPhone e iPad extremamente elogiadas.
Foto: Reprodução/EA