Metal Gear

Conheça a ordem certa para jogar a mais longa obra de Hideo Kojima

Foto: Reprodução/Konami

Criada por Hideo Kojima, a franquia da Konami praticamente definiu os jogos de espionagem e é dona de alguns dos momentos mais marcantes dos videogames. As histórias de Solid Snake e Big Boss são lendárias e abrangem várias gerações de consoles, sendo contadas através de décadas. É fácil se perder entre tantos jogos: conheça a cronologia de Metal Gear.

Foto: Reprodução/Konami

Snake Eater

Metal Gear Solid 3: Snake Eater é o primeiro jogo da ordem cronológica da franquia. Ele segue um agente das Forças Especiais dos EUA, cujo codinome é Naked Snake, durante eventos da Guerra Fria. No final da história, Naked Snake adota a alcunha de Big Boss. Snake Eater receberá um remake em breve, chamado Metal Gear Solid Δ.

Foto: Reprodução/Konami

Portable Ops

Situado seis anos após o final de Snake Eater, Metal Gear Solid: Portable Ops retoma a história do lendário Big Boss enquanto ele enfrenta seu antigo esquadrão, a FOX Unit, que se rebelou, traiu a CIA e acusou o soldado de traição. No final, Big Boss cria a FOXHOUND.

Foto: Reprodução/Konami

Peace Walker

Quatro anos após os eventos de Portable Ops, Big Boss deixou a FOXHOUND para trás. Ao lado de Kazuhira Miller, ele formou um novo grupo de soldados mercenários conhecido como MSF (Militaires Sans Frontières) para enfrentar a milícia armada conhecida como Sentinelas da Paz.

Foto: Reprodução/Konami

Ground Zeroes

Metal Gear Solid V: Ground Zeroes se passa apenas alguns meses após Peace Walker e serve como prólogo para The Phantom Pain. Big Boss embarca em uma nova missão depois de saber que Paz sobreviveu à batalha do jogo anterior e descobre a XOF, uma célula Cipher liderada por Skull Face.

Foto: Reprodução/Konami

The Phantom Pain

Nove anos após Ground Zeroes, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain mostra Big Boss acordando do coma em um hospital no Chipre. Ele é salvo por Revolver Ocelot e retorna à ação enquanto lidera os Diamond Dogs. No final, Big Boss coloca seus planos para criar uma nação militar, conhecida como Outer Heaven, em prática.

Foto: Reprodução/Konami

Metal Gear

11 anos após The Phantom Pain, a história chega no primeiro lançamento da franquia. O jogo acompanha Solid Snake, um novo soltado da FOXHOUND. Big Boss atua como mentor e comandante de Snake, que é enviado para rastrear uma arma de destruição em massa que está sendo construída em Outer Heaven. O jogo termina com ambos em conflito.

Foto: Reprodução/Konami

Solid Snake

Quatro anos depois, Solid Snake volta à ação após saber que Big Boss sobreviveu aos acontecimentos de Metal Gear e está construindo uma nova arma de destruição em massa em Zanzibar. Snake se infiltra em Zanzibar e tentar destruir a nova ameaça, enfrentando Big Boss no caminho.

Foto: Reprodução/Konami

Solid

Metal Gear Solid se passa seis anos após Metal Gear 2: Solid Snake. O protagonista retorna para uma nova missão: lutar contra sua antiga unidade, a FOXHOUND, que se rebelou, se voltando contra os EUA, e assumiu uma instalação na ilha Shadow Moses sob o comando de Liquid Snake.

Foto: Reprodução/Konami

Sons of Liberty

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty se passa dois anos após Metal Gear Solid, com um agora desonesto Solid Snake se infiltrando em um petroleiro enquanto busca por um novo Metal Gear sendo transportado pelos EUA. Sons of Liberty também apresenta Raiden, um agente da FOXHOUND enviado em uma missão na instalação Big Shell.

Foto: Reprodução/Konami

Guns of the Patriots

Marcando o fim da história principal e da missão de Solid Snake, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots acompanha Snake três anos após Sons of Liberty. Snake está envelhecendo rapidamente e assume a alcunha de Old Snake para assassinar Liquid Ocelot, seu inimigo mais implacável que está no comando de uma nova versão da Outer Heaven.

Foto: Reprodução/Konami

No Game On, assista o trailer de Metal Gear Solid Δ: Snake Eater, anunciado este ano

Foto: Reprodução