Desde o lançamento de FIFA International Soccer em 1993 até 2022, foram quase 30 anos de parceria entre a EA Sports e a FIFA, consolidando uma marca que se tornou sinônimo de game de futebol. Agora que EA Sports FC se aproxima, que tal relembrar (ou conhecer) as capas de todos os FIFA já lançados?
Foto: Divulgação
FIFA International Soccer
O game lançado para Mega Drive em 1993 era bem limitado em termos de licenciamento, com apenas as seleções da Copa do Mundo de 1994 para jogar, mas foi o pontapé inicial para a franquia de futebol. O jogo tinha David Platt e Piotr Swierczewski na capa.
Foto: Divulgação
FIFA Soccer 1995
O norueguês Erik Thostvedt disputou a Copa de 1994 como goleiro e atualmente é treinador. Foi o primeiro atleta solo na capa de um jogo da série, em FIFA Soccer 1995 - que trouxe times licenciados de ligas como a Premier League, Bundesliga e Major League.
Foto: Divulgação
FIFA Soccer 1996
Andy Legg e Ioan Sabau disputam a bola na capa de FIFA Soccer 96. Foi neste jogo que a franquia consolidou seu formato de jogo. O game foi o primeiro FIFA com lançamento simultâneo no Mega Drive e no Super Nintendo, que tinha performance inferior ao jogo do console 16-bit da Sega.
Foto: Divulgação
FIFA 97
O francês David Ginola estampa a capa de FIFA 97, primeiro jogo da série sem o 'Soccer' no título, ao menos na versão europeia. Os movimentos de Ginola foram capturados com a tecnologia MotionBlending e usados em todos os atletas do game.
Foto: Divulgação
FIFA Road to World Cup 98
Um dos maiores nomes do esporte, o britânico David Beckham estampa a capa de Road to World Cup 98. Os atletas ganharam expressões faciais próprias e penteados distintos. O modo principal do jogo emulava as qualificatórias para a Copa de 98.
Foto: Divulgação
FIFA 99
O holandês Dennis Bergkamp é o astro da capa de FIFA 99, terceiro jogo da série em pouco mais de um ano. O game traz 42 seleções, 250 clubes e 12 ligas, múltiplas câmeras e muito mais animações para os atletas dentro do campo.
Foto: Divulgação
FIFA 2000
O zagueiro britânico Sol Campbell estrela a capa de FIFA 2000, que adotou uma nova engine muito mais rápida e trouxe mais conteúdo do que nunca: 450 times, 40 seleções e, pela primeira vez, equipes clássicas do passado, como o Milan do começo dos anos 1990 e o Manchester United de 1968.
Foto: Divulgação
FIFA 2001
O último FIFA do século XX trouxe mais uma vez um britânico na capa: Paul Scholes, meio-campista do Manchester United. O game trouxe suporte para partidas online e refinou os sistemas de FIFA 2000.
Foto: Divulgação
FIFA 2002
O primeiro FIFA do século XXI tem o francês Thierry Henry na capa. A movimentação aprimorada deixou o jogo mais ágil e criativo. Com 75 seleções, há um grande foco nas classificatórias para a Copa do Mundo - mas o torneio recebeu um game próprio, 2002 FIFA World Cup.
Foto: Divulgação
FIFA 2003
Roberto Carlos foi o primeiro brasileiro na capa de um FIFA, mas teve que dividir a foto em FIFA 2003 com Ryan Giggs e Edgar Davids. O jogo marcou a chegada do sistema de controle 'Freestyle' e contou com melhorias na física da bola.
Foto: Divulgação
FIFA 2004
FIFA 2004 trouxe mais um brasileiro na capa, Ronaldinho Gaúcho, dividindo a cena com Alessandro Del Piero e Thierry Henry, primeiro jogador a estampar dois games da franquia. O game focou no modo carreira e, nos consoles, em um sistema de 'nível do jogador', com recompensas por jogar outros games da EA Sports daquele ano.
Foto: Divulgação
FIFA 2005
As capas com trios continuaram rolando em FIFA 2005, que trouxe Patrick Vieira, Fernando Morientes e Andriy Shevchenko na capa. o criador de personagem e o modo carreira estendido são os destaques da edição, além do FIFA Shop, primeira lojinha com itens cosméticos da franquia de futebol.
Foto: Divulgação
FIFA 06
Ronaldinho Gaúcho retorna à capa do jogo em FIFA 06, acompanhado do invocado Wayne Rooney. O jogo também teve a estreia dos narradores brasileiros, com Milton Leite e Rogério Vaughan. FIFA 06 trouxe mais de 3 mil jogadores licenciados.
Foto: Divulgação
FIFA 07
Ronaldinho estampa a capa do jogo mais uma vez em FIFA 07. O jogo teve sete capas distintas, com o brasileiro sendo acompanhado por um atleta diferente em cada uma. Foi o último jogo da franquia no GameCube, Xbox e Game Boy Advance. Era o terceiro FIFA no Xbox 360 e só nele o game oferecia motor gráfico e física de nova geração.
Foto: Divulgação
FIFA 08
Jogo de estreia da franquia no PlayStation 3, FIFA 08 teve três capas diferentes, todas com Ronaldinho acompanhado de outros atletas, como a britânica com o brasileiro e Wayne Rooney. O modo Be a Pro, em que o jogador assume o comando de um único atleta, e as partidas com 10 jogadores foram introduzidos nesta edição.
Foto: Divulgação
FIFA 09
A dobradinha Ronaldinho e Wayne Rooney seguiu forte em FIFA 09. O jogo trouxe partidas online com até 20 jogadores simultâneos e o modo premium Adidas Live Season, que atualizava os resultados e estatísticas de seis grandes ligas presentes no game.
Foto: Divulgação
FIFA 10
Theo Walcott, Wayne Rooney e Frank Lampard dividem a capa de FIFA 10. Entre as novidades estão o sistema de efeitos climáticos, melhorias no modo Manager e o modo Virtual Pro, em que o jogador cria seu personagem para jogar a carreira na modalidade Be a Pro e também disputar outras modalidades.
Foto: Divulgação
FIFA 11
O brasileiro Kaká faz sua estreia nas capas da série em FIFA 11, sempre ao lado de outros atletas nas diferentes regiões (como o eterno Wayne Rooney, por exemplo). A maior novidade é o sistema Personality+, que dá características especiais que afetam os movimentos e performance dentro do campo.
Foto: Divulgação
FIFA 12
Kaká retorna na capa de FIFA 12, mais uma vez dividindo o espaço com Rooney e outros atletas. Com foco no modo carreira, o jogo tem entre as novidades a melhoria na defesa, chamada de 'Pro Player Intelligence': o game conhece as habilidades dos atletas do jogador e toma decisões baseadas nessas informações.
Foto: Divulgação
FIFA 13
O argentino Lionel Messi estampa a capa de FIFA 13, sem ninguém para dividir os holofotes. Além dos aprimoramentos técnicos, este é o primeiro FIFA com suporte para comandos de voz via Kinect (X360) e controles de movimento com o PS Move (PlayStation 3).
Foto: Divulgação
FIFA 14
Último jogo da franquia para PS2, FIFA 14 também foi o primeiro game da série no PS4 e Xbox One, estampando novamente Messi na capa. Nesses consoles, o game rodava um novo motor gráfico, a Ignite Engine. A maior novidade foi a chegada do modo FIFA Ultimate Team, carro-chefe da franquia até hoje.
Foto: Divulgação
FIFA 15
Lionel Messi já pode pedir música no Fantástico em FIFA 15, sua terceira vez seguinda na capa do game, com alguns atletas dividindo o espaço com o argentino em certas regiões. A versão PC do game usa o mesmo motor gráfico do jogo para os consoles mais novos. O FUT ganhou um modo de temporadas online.
Foto: Divulgação
FIFA 16
Messi ainda é o astro da capa de FIFA 16, terceiro jogo da série para PS4 e Xbox One. O modo Carreira tem um sistema de treino e desenvolvimento similar ao que foi usado em 2014 FIFA World Cup Brazil, o jogo da Copa do Brasil.
Foto: Divulgação
FIFA 17
O alemão Marco Reus é a estrela da capa de FIFA 17, jogo que adotou o motor gráfico Frostbite (que é usado até hoje, com os devidos aprimoramentos e melhorias). Outra novidade importante foi o modo de história A Jornada, que apresentou o jovem Alex Hunter.
Foto: Divulgação
FIFA 18
O português Cristiano Ronaldo é a estrela da capa de FIFA 18, mas poderia muito bem ser Alex Hunter, personagem que ficou bastante popular com o modo Jornada. O jogador também controla a irmã do atleta, Kim Hunter, que joga na seleção norte-americana.
Foto: Divulgação
FIFA 19
FIFA 19 trouxe Cristiano Ronaldo de volta na capa, mas com Neymar dividindo a capa alternativa com outros atletas. Além da conclusão do modo Jornada, a grande novidade é o licenciamento da UEFA Champions League, principal torneio europeu de futebol.
Foto: Divulgação
FIFA 20
O belga Eden Hazard é o astro da capa de FIFA 20. O game trouxe poucas novidades, sendo a maior delas o modo Volta, uma espécie de FIFA Street com partidas velozes e cheias de acrobacias.
Foto: Divulgação
FIFA 21
A capa de FIFA 21 dividiu opiniões com seu moderno design sueco, mas todos aprovaram a escolha de Kylian Mbappé para estampar o jogo de estreia da franquia no PlayStation 5 e nos Xbox Series X/S.
Foto: Divulgação
FIFA 22
Mbappé retorna para sua segunda capa em FIFA 22, que trouxe várias novidades para o modo Carreira, como a opção de montar e administrar seu próprio clube,desde o nome e escudo até a composição e postura do time durante as partidas.
Foto: Divulgação
FIFA 23
O último game da série traz Mbappé na capa, acompanhado da australiana Sam Kerr na edição Ultimate. É a primeira e única jogadora feminina a estampar a capa de um jogo da franquia FIFA - na Oceania, a capa traz apenas Kerr, sem a companhia de Mbappé.
Foto: Divulgação
Quem é quem na capa de EA Sports FC 24, o sucessor de FIFA
Foto: Reprodução/EA Sports