Não saber onde ficam as coisas
Frases como "cadê o pote de açúcar?", "você viu aquela minha camisa azul?" e "onde você guarda o papel higiênico?" denotam, além de preguiça e total desinteresse pela rotina doméstica, a ideia de que a organização doméstica só cabe à mulher.
Foto: iStock
"Mas era só pedir!"
Quando o homem espera de sua parceira que ela diga o que fazer, ele a vê como a responsável pelo trabalho doméstico e a única responsável por saber quais coisas é preciso fazer - e como elas devem ser feitas.
Foto: Freepik
"Me avisa se você quiser ajuda"
Essa frase é odiada pela maioria das mulheres sobrecarregadas e exaustas. Não se trata apenas de propor ajuda em algo que, provavelmente, é de incumbência de todos que moram na casa. A frase evidencia a situação machista de deixar a carga mental derivada da gestão das atividades domésticas apenas com a mulher.
Foto: Pixabay
"O que vai ter para o jantar?"
Ainda que a mulher não trabalhe fora, as tarefas domésticas deveriam ser divididas entre o casal - e o preparo de refeições é uma delas. Em vez de questionar o que vai ter para comer, muitos homens poderiam arregaçar as mangas e começar a fazer algo, nem que seja acionar um delivery.
Foto: Freepik
Ignorar detalhes práticos da vida dos filhos
Da marca da fralda até o tamanho das roupas e dos calçados, passando pelos nomes dos professores e dos amigos de escola, há homens que não têm a mínima noção sobre o que envolve a vida dos filhos porque deixam tudo isso a cargo das mulheres.
Foto: Freepik
"Você é melhor nisso do que eu"
O "elogio" é uma armadilha sexista que faz com que muitos sujeitos evitem certas tarefas - como ir ao supermercado ou colocar o filho para dormir - e as deixem nas costas das mulheres, que "têm mais jeito" ou "já estão acostumadas".
Foto: Pixabay
Achar que datas especiais são "coisa de mulher"
Do almoço de Dia das Mães às ceias de Natal e Ano Novo, a cena corriqueira em muitos lares brasileiros envolve mulheres suando o avental na cozinha e homens esperando a comida ficar pronta enquanto bebericam algo em frente à TV. Essas datas também precisam ter tarefas bem divididas.
Foto: Freepik
Apontar uma necessidade sem tomar atitude
De nada adianta observar que o tênis do filho está enlameado, avisar que a pasta de dentes acabou e comentar que o gato fez cocô fora da caixa de areia de novo. É preciso tomar à frente e resolver os perrengues também.
Foto: Freepik
Esperar ser servido
Não são poucos os adultos funcionais que ficam com o prato vazio nas mãos rodeando a mãe, a namorada ou a mulher esperando que lhe sirvam a comida.
Foto: Freepik
Se vangloriar porque "ajuda" a mulher
Ninguém deveria ser enaltecido nem parabenizado por limpar a casa onde vive, lavar a louça na qual comeu ou trocar a fralda e dar mamadeira para o próprio filho.
Foto: Freepik
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Freepik