Próteses funcionais
Próteses e dispositivos robóticos para pessoas amputadas vêm sendo adaptados para proporcionar intuitivamente maior mobilidade, controle e autonomia, além de encaixes mais confortáveis.
Foto: iStock
Exoesqueleto em ação
A IA das estruturas “vestíveis” que permitem movimentos para pessoas com deficiência física, como caminhar ou segurar objetos, usa os terminais nervosos no cérebro para enviar os comandos.
Foto: iStock
Veículos adaptados
Outra função da IA no campo da mobilidade é o desenvolvimento de veículos autônomos adaptados que se deslocam sem a necessidade de um condutor humano, permitindo maior autonomia. A mesma tecnologia vem sendo empregada em cadeiras de rodas.
Foto: iStock
Comandos de voz
Softwares de reconhecimento de voz têm permitido que pessoas com deficiência visual se comuniquem de forma mais eficiente, convertendo a fala em texto ou vice-versa. Isso facilita a interação com dispositivos eletrônicos como smartphones, computadores e assistentes virtuais por meio de comandos de voz.
Foto: Freepik
Tradução automática
Já existem ferramentas que traduzem a fala em tempo real, tornando possível a participação em conversas e o acesso a conteúdos em outras línguas. Isso ajuda a comunicação de pessoas com deficiência auditiva em diversos idiomas, incluindo Libras.
Foto: iStock
Apps para autistas
Programas como o Michelzinho, desenvolvido pelo pesquisador Adilmar Dantas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ajudam as crianças autistas no aprendizado, reconhecimento e expressão de emoções.
Foto: Reprodução
Locomoção
Outras criações da IA que merecem destaque são os sensores e câmeras que identificam e sinalizam obstáculos em espaços públicos, facilitando a locomoção de pessoas com deficiência visual.
Foto: Freepik
Internet acessível
Algoritmos de IA também têm melhorado a navegação em sites e aplicativos, tornando-os mais adaptados às necessidades de pessoas com deficiências cognitivas ou visuais.
Foto: iStock
Tecnologias assistivas
Há diversas pesquisas em desenvolvimento de tecnologias que propõem soluções mais personalizadas para auxiliar pessoas com deficiência em atividades diárias como comunicação, mobilidade e interação com o ambiente.
Foto: iStock
Óculos com IA
Alunos com deficiência visual da rede estadual de ensino do Paraná já vêm usando óculos
com uma saída de áudio e uma câmera que capta imagens e transcreve áudio por meio de inteligência artificial.
Foto: Divulgação/Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI-PR)
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: iStock