10 mulheres que entregaram TUDO no Oscar
Elas fizeram história na cerimônia com pioneirismo, protestos e ativismo
Foto: Reprodução: Twitter
Hattie McDaniel
Em 1940, Hattie foi a primeira artista negra a ganhar uma estatueta. No entanto, na noite da premiação, a atriz foi barrada no salão e só foi liberada pelos seguranças quando o público gritou seu nome como vencedora.
Foto: Reprodução
Halle Berry
A atriz recebeu o Oscar de Melhor Atriz em 2002. No seu discurso, Berry se emocionou e disse: "é para cada mulher de cor, sem nome e sem rosto que agora tem uma chance porque esta porta esta noite foi aberta".
Foto: Reprodução: Pinterest
Kathryn Bigelow
Em 2010, a cineasta norte-americana fez história no Oscar ao se tornar a primeira mulher a levar a estatueta de Melhor Direção por “Guerra ao Terror”.
Foto: Reprodução: Twitter
Sacheen Littlefeather
Em 1973, a atriz e ativista indígena subiu ao palco a pedido de Marlon Brando para recusar o prêmio que o ator havia recebido por "O Poderoso Chefão". Durante seu discurso de protesto, ela foi vaiada. Foi a primeira manifestação política na cerimônia do Oscar.
Foto: Reprodução
Daniela Vega
Em 2018, a atriz chilena foi a primeira pessoa transgênero a apresentar uma categoria do Oscar.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Meryl Streep
Na história do Oscar, a atriz norte-americana é figura carimbada. Ela é a recordista oficial de indicações, acumulando 21 nomeações. Ao longo da carreira, Meryl já garantiu três estatuetas.
Foto: Reprodução: Pinterest
Edith Head
A estilista estadunidense é uma das mais influentes e uma verdadeira lenda na história do cinema. Ela é ganhadora de oito estatuetas de Melhor Figurino e foi indicada 35 vezes.
Foto: Reprodução
Patricia Arquette
A atriz venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2015 pela atuação em "Boyhood". No seu discurso, ela pediu pela igualdade de salários para as mulheres na indústria do cinema.
Foto: Reprodução
Kristen Stewart
Em 2022, a atriz quebrou tabus e, contrariando o dresscode de gala, chegou ao evento com shorts curtos de alfaiataria. Na época, ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.
Foto: Reprodução: Twitter
Natalie Portman
Em 2020, a atriz usou uma capa com sobrenomes bordados, homenageando diretoras que não foram indicadas à premiação. A peça serviu de manifestação, pois, naquele ano, apenas cineastas homens foram indicados ao prêmio de Melhor Diretor.
Foto: Reprodução: Pinterest
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução: Twitter