10 mulheres trans brasileiras que você precisa conhecer
Conheça o legado dessas mulheres que fizeram e continuam fazendo história
Foto: Marcello Casal Jr-Agência Brasil
Ruddy Pinho
Cabeleireira das estrelas, Ruddy gostava de ser chamada de “Maravilhosa” e virou figura famosa da noite do Rio de Janeiro nos anos 1980. Ela trabalhou como atriz e é a primeira mulher transexual a lançar um livro no Brasil.
Foto: Reprodução
Cláudia Celeste
Em 1977, Cláudia se tornou a primeira mulher trans a estrear numa novela brasileira. No entanto, o público não sabia da transição e, por conta do “Regime Militar”, ela teve que sair do folhetim.
Foto: divulgação
Rogéria
A mais conhecida atriz transexual brasileira, Rogéria participou de diversas novelas, peças de teatro e filmes. O último deles, “Divinas Divas”, é um documentário que conta a sua história e de diversas outras atrizes trans dentro do Teatro Rival.
Foto: Reprodução: Wikipedia
Jaqueline Gomes
Professora de psicologia, ativista dos direitos LGBTQ e da população negra, pesquisadora, escritora e uma das poucas mulheres transexuais doutoras no Brasil. Ela se tornou a primeira mulher transexual e negra a receber a medalha Chiquinha Gonzaga.
Foto: Reprodução: Períodico UFMS
Roberta Close
A primeira mulher trans a estampar a capa da Playboy no Brasil começou sua carreira como modelo para Thierry Mugler e Jean Paul Gaultier, mas se tornou sex symbol nos anos 1980 por conta da sua transexualidade.
Foto: Reprodução: Área de Mulher
Laerte
Uma das mais importantes cartunistas do Brasil. Com um humor refinado, explora temas relevantes da existência humana. Ela também foi tema do primeiro documentário original da Netflix no Brasil, chamado "Laerte-se".
Foto: Reprodução: Registro fotográfico Itaú Cultural
Tiffany Abreu
Tiffany é a primeira atleta trans a disputar uma partida oficial da Superliga. Em entrevista ao ‘Universa UOL’ ela afirmou que quer “ajudar a abrir espaço para mais atletas trans".
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Valentina Sampaio
A brasileira se tornou a primeira modelo transexual a se tornar uma angel da famosa marca de lingerie Victoria’s Secret.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Erica Malunguinho
A primeira mulher trans negra a ser eleita como deputada estadual de São Paulo. Erica sempre tem lutado pelos diretos da comunidade negra e LGBTQ+.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Ariadna Arantes
A ex-BBB fez história na televisão brasileira. A modelo foi a primeira pessoa trans a ter participado do Big Brother Brasil. Neste ano, Ariadna é candidata a deputada federal.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução: Redes Socias