10 nomes de meninas inspirados em rainhas

Amina, Cleo e Elizabeth: confira lista com opções

Foto: Reprodução/Wikimedia

Elizabeth

Variação de Elisabete, do hebraico Eli-zabad, que significa “Deus dá”, também é interpretado como “consagrada a Deus” ou “Deus é abundância”. O nome é inspirado na rainha Elizabeth II, da Inglaterra, que reinou por 70 anos.

Foto: Reprodução/Wikimedia

Amina

Inspirado em Amina de Zazzau, primeira rainha da Nigéria e uma das lideranças africanas mais conhecidas, o nome pode ter dois significados por causa de suas duas possíveis origens: “aquela em quem se pode confiar”, do árabe; e “leal”, de origem semítica Ameena, de amin.

Foto: Reprodução/BBC News

Vitória

Uma variação de “Victorius”, que vem de “Victor”, o nome significa sucesso e triunfo. A rainha Vitória governou o Reino Unido por 64 anos e seu reinado ganhou o nome de “Era Vitoriana”.

Foto: Reprodução/Wikipedia

Anne

Inspirado na rainha da Inglaterra Anne. Durante seu reinado, Escócia e Inglaterra se unificaram e, com isso, ela se tornou a primeira rainha da Grã-Bretanha. O nome é uma variação francesa de Ana e significa “graciosa” ou “cheia de graça”.

Foto: Reprodução/Wikipedia

Charlotte

Variação feminina de Charles, que tem origem germânica e significa “homem livre”, o nome também significa “mulher livre”. É inspirado na primeira rainha consorte britânica descendente de africanos, Sophie Charlotte de Mecklemburgo-Strelitz, segundo historiadores.

Foto: Reprodução/Wikipedia

Catarina

Considerada a mulher mais poderosa da Europa no século XVI, Catarina de Médici foi a rainha consorte da França. O nome vem do grego Aika tharina, que ganhou uma variação latina, Katharina, de Katharós, e significa “pura” ou “imaculada”.

Foto: Reprodução/Wikipedia

Leonor

De origem francesa, Aliénor, o nome significa “luminosa”, “luz” ou “tocha” e é inspirado em Leonor de Avis, a terceira e última rainha consorte de Portugal.

Foto: Reprodução/Wikipedia

Cleo

Do grego kléos, que ganhou o significado de “fama” e “glória”, o nome também é considerado um diminutivo de Cleópatra, do grego Kleo-patros. Cleópatra foi rainha do Egito e é uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade.

Foto: Reprodução/Wikipedia

Emma

O nome surge a partir do germânico Imma e significa “todo” e “universal”. Emma da Normandia foi rainha consorte da Inglaterra, Dinamarca e Noruega, e a mulher mais rica da Inglaterra.

Foto: Reproduções/Wikipedia

Filipa

Variação feminina de Filipe, o nome vem do grego philippos e significa “amiga dos cavalos”. A inglesa Filipa de Lencastre foi rainha consorte de Portugal e importante para a conexão entre Inglaterra e Portugal.

Foto: Reprodução/Wikipedia

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Reprodução/Wikipedia