12 mulheres com Down que têm feito história
Trajetórias inspiradoras para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down
Foto: Reprodução/Instagram
Joana Mocarzel
Hoje com 23 anos, a atriz paulistana encantou o Brasil em 2006 ao interpretar a Clarinha da novela "Páginas da Vida", de Manoel Carlos. No Instagram, ela compartilha seus trabalhos e o dia a dia com a família.
Foto: Reprodução/Instagram
Fernanda Honorato
Atriz, influencer e ativista pela causa das pessoas com deficiência, Fernanda é a primeira repórter com Down do Brasil. Ela trabalha no Programa Especial da TV Brasil desde 2006, atuou no teatro, faz dança cigana e é atleta de natação da Sociedade de Síndrome de Down.
Foto: Reprodução/Instagram
Maria Júlia de Araújo
A carioca foi a primeira modelo brasileira com síndrome de Down a representar o país em uma semana de moda internacional ao desfilar na Milão Fashion Week. Contratada como garota-propaganda do grupo L'Oréal Paris, também foi capa da edição "Forbes Under30" de 2021.
Foto: Reprodução/Instagram
Jamie Brewer
A atriz marcou presença em cinco temporadas da antologia "American Horror Story" e já ganhou prêmios por trabalhos no teatro. É ativista e envolvida com várias ONGs. Além disso, foi a primeira pessoa com síndrome de Down a desfilar na New York Fashion Week, na edição de 2015.
Foto: Wikimedia Commons
Débora Araújo Seabra de Moura
Primeira pessoa com Down a lecionar no Brasil, Débora hoje atua em uma escola particular em Natal (RN). Além das atividades em sala de aula, ela ministra palestras sobre educação inclusiva e escreve livros infantis. Em 2015, ganhou o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação.
Foto: Reprodução/Instagram
Samanta Quadrado
Ela viveu Mel, filha de Paco (Otávio Müller) e Helena (Claudia Mauro) em "Um Lugar ao Sol" (2012), personagem que levantou o debate sobre a necessidade de autonomia das pessoas com Down. No Carnaval, Samanta arrasou no desfile da carioca Paraíso do Tuiuti.
Foto: Reprodução/Instagram
Marte Wexelsen Goksøyhr
A dramaturga e ativista norueguesa escreveu uma peça em que recria a história da Cinderela a partir de experiências de sua própria vida. Marte foi a primeira mulher a receber o Bjørnson Prize da Academia Norueguesa de Literatura e Liberdade de Expressão.
Foto: Reprodução/Instagram
Isabella Tejada
Considerada a primeira estilista com síndrome de Down, a guatemalteca seguiu os passos da avó, que era designer. Na infância, ela criava as roupas para suas bonecas e à frente da própria grife desenvolve peças inspiradas na cultura da Guatemala.
Foto: Reprodução/Instagram
Cacai Bauer
É a primeira youtuber brasileira com síndrome de Down. Em suas redes, a divertida Cacai mostra o seu dia a dia e faz diversas paródias de músicas famosas, muitas vezes acompanhada da família e dos amigos.
Foto: Reprodução/Instagram
Rita Pokk
A atriz atuou no filme "Colegas" (2012) ao lado do marido Ariel Goldenberg, também com síndrome Down. Em 2015, venceu a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pela peça "O Reizinho Mandão" na premiação da 23ª edição do Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.
Foto: Reprodução/Instagram
Lily D. Moore
"Quero ser a primeira atriz com síndrome de Down a ganhar um Oscar", costuma dizer a intérprete da divertida fashionista Rebecca na série "Eu Nunca..." (Netflix). Lily foi recusada diversas vezes quando decidiu se profissionalizar como atriz, mas não desistiu. "Isso nunca me deteve", declarou em entrevista.
Foto: Reprodução/Instagram
Liane Collares
Com uma longa trajetória no ativismo PcD, a atriz e escritora é Presidente de Honra da Associação DFDown de Brasília e Diretora de Relações Institucionais da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD). Sua luta é bastante focada na educação inclusiva.
Foto: Reprodução/Instagram
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução/Instagram