5 ideias nada ofensivas para você aposentar a "fantasia" de indígena no Carnaval
Usar adereços indígenas desrespeita os povos originários
Foto: iStock/Renata Angerami
Fantasia de indígena
A fantasia de indígena, costumeiramente usada no Carnaval, trata a cultura e a ancestralidade indígena como piada, estereotipando uma comunidade para fins de entretenimento.
Foto: iStock/FG Trade
Preconceituosa
Essas fantasias são preconceituosas e os retratam de maneira simplificada e reforçam uma caricatura. Desrespeita toda a história dos indígenas que até hoje lutam por seus direitos.
Foto: iStock/Brastock Images
Hipersexualização
Além disso, a fantasia também pode hipersexualizar a mulher indígena, que é silenciada e constantemente é vítima de diversos tipos de violência. Por isso, ela é ofensiva e não deve ser usada.
Foto: iStock/FG Trade
Animação
Para aposentar essa fantasia desrespeitosa, uma alternativa é se vestir de um personagem de desenho/filme animado, como a Moana. Uma alternativa criativa e que não ofende a ninguém.
Foto: Reprodução/Pinterest/ohaieliii
Séries ou filmes
Se fantasiar de personagens de séries ou filmes também pode ser uma opção, sempre verificando antes se não é um personagem problemático.
Foto: Reprodução/Pinterest/vivianyuzuki
Marcas e objetos
Para os mais criativos, se fantasiar de emoji, marcas ou objetos pode ser o melhor para quem quer se destacar e se divertir no Carnaval.
Foto: Reprodução: Pinterest/acaroliinagl
Memes e plaquinhas
Os memes da internet e plaquinhas divertidas podem virar fantasias de Carnaval. São opções mais fáceis de reproduzir.
Foto: Reprodução/Pinterest/juaschirm
Brilho e cor
No entanto, se você não gosta muito de se fantasiar, uma outra alternativa seria usar estampas coloridas e brilhosas para montar seu look de Carnaval. Brilho sempre vai bem!
Foto: Reprodução/Pinterest/vieiracatrine8
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: iStock/filipefrazao