5 situações que são racismo ambiental - e que você pode desconhecer
Racismo ambiental afeta desproporcionalmente grupos vulneráveis; entenda
Foto: Imagem de jcomp no Freepik
Racismo ambiental
Racismo ambiental se refere à discriminação racial que se manifesta na desigualdade na distribuição de riscos e benefícios ambientais, afetando desproporcionalmente comunidades marginalizadas, compostas por pessoas negras, indígenas e de baixa renda, principalmente.
Foto: Imagem de Wirestock no Freepik
Origem
O termo, criado na década de 1980, nos Estados Unidos, por Benjamin Franklin Chavis Jr., ativista dos direitos civis, englobava o contexto vivido por pessoas negras, mas foi ampliado para abarcar injustiças sociais e socioambientais enfrentadas por grupos étnicos vulneráveis de maneira mais ampla.
Foto: Reprodução: Wikimedia Commons/CPX Interactive
1 - Localização de lixões
O primeiro exemplo de racismo ambiental é quando comunidades marginalizadas frequentemente são situadas próximas a lixões, usinas de tratamento de resíduos e indústrias altamente poluentes, resultando em maior exposição a substâncias tóxicas e riscos à saúde.
Foto: Imagem de jcomp no Freepik
2 - Desastres ambientais
As enchentes e deslizamentos de terra exemplificam também o racismo ambiental já que afetam desproporcionalmente comunidades periféricas. Essa vulnerabilidade decorre da falta de políticas públicas e infraestrutura que atendam às necessidades dessas comunidades.
Foto: Imagem de Wirestock no Freepik
3 - Água potável
Outra situação é a falta de acesso à água potável, que é comum em áreas habitadas por populações vulneráveis. Muitas dessas comunidades enfrentam dificuldades para obter água limpa e saneamento básico, resultando em sérios problemas de saúde e qualidade de vida.
Foto: Imagem de Freepik
4 - Deslocamento forçado
Muitas vezes, comunidades indígenas e negras são deslocadas de suas terras tradicionais em nome do desenvolvimento econômico, como a construção de grandes empreendimentos, desconsiderando as necessidades e os direitos dessas comunidades.
Foto: Imagem de Freepik
5 - Exploração de terras
A grilagem e a exploração de terras pertencentes a povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais também são exemplos de racismo ambiental. Essas práticas desconsideram os direitos territoriais dessas populações e degradam o meio ambiente.
Foto: Imagem de Freepik
Fórum Brasil Diverso
O racismo ambiental será tema de um painel do Fórum Brasil Diverso, evento que acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e reúne líderes empresariais e acadêmicos para falar sobre diversidade racial e de gênero.
Foto: Imagem de Freepik
Painel
O painel “Sustentabilidade, racismo ambiental e a pauta ESG” será no dia 1º de novembro, às 11h30, com a participação do coordenador geral do Instituto Akatu, da presidente do Instituto Clima e Sociedade, e da influenciadora e cientista social Nátaly Neri. A jornalista Luciana Pioto, do Terra, será a mediadora.
Foto: Imagem de jcomp no Freepik
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Imagem de jcomp no Freepik