"Ajudar" nas tarefas domésticas
As tarefas domésticas costumam ser vistas como uma obrigação da mulher e não do homem, quando na verdade deveria ser dos dois. Em casa, o homem deve dividir as tarefas e não "ajudar" a companheira.
Foto: iStock/DragonImages
Deixar a mulher responsável pela comida
Assim como em outras tarefas domésticas, a mulher ser a única responsável por preparar a comida é uma atitude machista que reforça que o papel principal da mulher está ligado ao cuidado da família.
Foto: iStock/FG Trade
"Está naqueles dias?"
Quando uma mulher se impõe ou está irritada, sempre tem aquela pessoa que pergunta se ela está de TPM, uma forma clara de tirar a autoridade da mulher.
Foto: iStock/fizkes
"Com quem deixou seu filho(a)?"
Enquanto os homens nunca ouvem essa pergunta, as mulheres ouvem sempre que estão em algum momento de lazer. A frase atribui o cuidado dos filhos às mães e não cobram essa mesma responsabilidade dos homens. Mesmo que a intenção não seja essa ao fazer a pergunta, o machismo está embutido nesse pensamento.
Foto: iStock/nicoletaionescu
"Cara, você está de babá hoje?"
Ao contrário da mulher, o homem, quando está com o filho, é alvo de piadas que retiram toda a responsabilidade dele e colocam na mãe, como perguntar se ele está de "babá". Homens têm a obrigação de dividir os cuidados dos filhos com as mulheres, simples assim.
Foto: iStock/SolStock
Desculpas para o namorado
Após dar em cima de uma mulher e perceber que ela está acompanhada, as desculpas sempre vão para o namorado e não para a mulher, reforçando a ideia de que apenas o homem merece respeito.
Foto: iStock/Vladimir Vladimirov
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock/pixelfit