6 atitudes que não devemos ter com pessoas surdas

Não grite e não desvie o olhar durante uma conversa; confira outras dicas

Foto: iStock

Grito

Você não precisa gritar ou falar devagar demais para se comunicar com as pessoas surdas. Se você não sabe a Língua Brasileira de Sinais, se posicione em frente a pessoa com quem quer se comunicar para falar, pois muitas fazem leitura de lábios.

Foto: iStock

Receio

Você não precisa ter medo de se comunicar com pessoas surdas. Quando você fica com receio de falar com essa pessoa, faz com que ela ache que você tem medo dela.

Foto: iStock

Lábios obstruídos

Evite segurar objetos em frente à sua boca. É importante falar de maneira clara, pronunciando bem as palavras, na sua velocidade normal e também manter os lábios visíveis para uma possível leitura labial.

Foto: iStock

Objetos nas mãos

Ajude a deixar as mãos da pessoa surda livres para que elas possam se comunicar através da língua de sinais. Caso ela esteja com as mãos ocupadas, segurando algo, ofereça para segurar ou indique um local para que ela possa apoiar seus pertences.

Foto: iStock

Desviar o olhar

Mantenha sempre contato visual enquanto estiver conversando. Se você desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.

Foto: iStock

Não os exclua

Busque interagir com as pessoas surdas em qualquer espaço, seja em eventos, festas ou rodas de conversa no trabalho. Procure incluí-las nas conversas de forma gentil e atenciosa.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock