6 famosas negras que abriram portas para outras mulheres
Elas ajudam e inspiram outras mulheres em suas áreas de atuação
Foto: Reprodução: Instagram/gloriamariareal
Maria Firmina dos Reis
Considerada a primeira escritora brasileira, segundo a Biblioteca Nacional, Maria Firmina levou anos para conseguir publicar seu primeiro livro, "Úrsula" (1859), que conta a realidade do Brasil do ponto de vista de pessoas negras. Também é o livro mais importante de sua carreira.
Foto: Reprodução/Wikipedia
Ruth de Souza
Ruth de Souza, que ficou conhecida após o filme "Sinhá Moça", foi a primeira atriz brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema, o Leão de Ouro, no Festival de Veneza.
Foto: Reprodução/IMDB
Taís Araújo
Taís Araújo é uma das atrizes mais importantes da sua geração. Ela foi a primeira protagonista negra em uma novela da TV Globo. Taís interpretou Preta em "Da Cor do Pecado" (2004). Antes disso, fez o papel de Xica da Silva, protagonista da novela de mesmo nome na TV Manchete, em 1996.
Foto: Reprodução: Instagram/taisdeverdade
Glória Maria
Considerada a primeira repórter negra da televisão brasileira, Glória Maria foi também a primeira mulher negra a apresentar o Fantástico, em 1998. Ela foi pioneira mais uma vez ao ser a primeira brasileira a usar a Lei Afonso Arinos contra o racismo, em 1951.
Foto: Reprodução: Instagram/gloriamariareal
Ludmilla
A cantora foi a primeira artista negra a vencer na categoria de Artista Musical do MTV Miaw. “Ser a primeira artista preta a ganhar este prêmio significa algo tão grandioso que jamais imaginei acontecer comigo. É algo importante, que fica na história", disse em entrevista ao Splash Uol.
Foto: Reprodução: Instagram/ludmilla
Liniker
Em 2022, a cantora e atriz se tornou a primeira artista trans e negra brasileira a ganhar o Grammy Latino. "Hoje algo histórico acontece na história do meu país. É a primeira vez que uma artista transgênero ganha um Grammy", disse ela na época.
Foto: Reprodução: Instagram/linikeroficial
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução: Instagram/ludmilla