Você está ótima(o) para sua idade
Essa frase implica que a pessoa está bem para uma idade considerada avançada, dando a entender que ser “ótima” é uma exceção ou algo surpreendente para a idade dela. Isso reduz a pessoa a estereótipos negativos de envelhecimento.
Foto: iStock/kupicoo
Para quem tem 50 anos...
É comum alguém reforçar, antes de elogiar a pessoa, a idade. Isso é um exemplo de etarismo, pois mostra que as pessoas têm uma visão estereotipada sobre envelhecimento. "Para quem tem 50 anos, você está em ótima forma e fica linda de biquíni" é um exemplo. Além de etarista, o exemplo também é gordofóbico.
Foto: iStock/FG Trade
Você ainda tem muita energia
Disfarçado de etarismo, esse “elogio” sugere que a pessoa ter energia e ser ativa naquela idade é algo incomum, como se a idade avançada fosse associada à falta de energia e incapacidade de fazer alguma coisa.
Foto: iStock/nortonrsx
Está conservada(o)
Para algumas pessoas, manter uma aparência jovial é o padrão ideal e, por isso, essa frase implica que o envelhecimento é algo negativo.
Foto: iStock/pixelfit
Tentando encontrar o amor nessa idade?
Desvalorizando a busca por felicidade e intimidade emocional de uma pessoa, a frase sugere que amor e relacionamento não são comuns para pessoas mais velhas e que, a partir de uma certa idade, isso não é algo que elas devam focar.
Foto: iStock/Koto
Você tem alma de jovem
A frase sugere que ser velho é algo ruim e que quanto mais jovem melhor, porque uma pessoa jovem teria mais energia e vitalidade.
Foto: iStock/FG Trade
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock/Jacob Wackerhausen