"Você faz [atividade] tão bem para alguém como você"
Esse elogio implica que a deficiência de uma pessoa deveria impedi-la de realizar bem certas atividades e que é surpreendente que ela faça aquilo, desvalorizando a capacidade de pessoas com deficiência.
Foto: iStock/FG Trade
"Você parece tão normal"
Este comentário é agressivo. Ele parte do pressuposto de que a pessoa com deficiência não é “normal”, sugerindo que sua deficiência é algo ruim ou até mesmo inferior.
Foto: iStock/wagnerokasaki
"Um exemplo de superação"
Essa observação coloca a deficiência como um obstáculo extraordinário que a pessoa superou, em vez de reconhecer o talento e as habilidades da pessoa independentemente da sua deficiência.
Foto: iStock/Drs Producoes
"Você é tão positivo apesar de tudo"
Este elogio sugere que pessoas com deficiência devem ser pessimistas por causa de sua condição, como se isso fosse um impedimento para ser feliz.
Foto: iStock/FG Trade
"Você é tão independente"
O elogio implica que pessoas com deficiência devem ser dependentes. Ele reforça o estereótipo de que PcDs sempre precisam de outras pessoas para fazer suas atividades.
Foto: iStock/FG Trade
"Tão lindo(a), nem parece que tem deficiência"
Esse tipo de comentário coloca uma ênfase indevida na aparência da pessoa, como se uma pessoa com deficiência não pudesse ser bonita. Ele serve para inferiorizar as pessoas com deficiência diante de quem não tem deficiência.
Foto: iStock/Goodboy Picture Company
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock/AnnaStills