6 rituais realizados pelos indígenas no Brasil
Eles celebram o início da fase adulta, a identidade indígena e mais
Foto: iStock/filipefrazao
Yaokwa
O ritual do povo indígena Enawenê-nawê é realizado para manter a ordem social e cósmica. Os indígenas se dividem em dois grupos: um fica na aldeia preparando o sal vegetal e frutos e o outro sai para pescar peixes para os espíritos yakairiti.
Foto: Reprodução/Wikipédia
Hetohoky
O ritual da etnia Karajá celebra a passagem da infância para a vida adulta dos meninos da comunidade indígena. Eles ficam dentro de uma casa construída para essa ocasião especial e depois aprendem a caçar e pescar. O ritual ainda é celebrado com uma grande festa.
Foto: iStock/Zé Martinusso
Kuarup
Da região do Xingu, o ritual é uma homenagem aos parentes mortos. Cada falecido é representado por um tronco de madeira. Na festa Kuarup, as meninas também participam de um ritual de passagem para a vida adulta.
Foto: iStock/Luzo Reis
Moça Nova
O ritual acontece quando uma indígena Ticuna tem a primeira menstruação. Ela recebe ensinamentos místicos da mãe, pintura corporal e adornos para a festa, enquanto outros indígenas se mascaram de animais para lembrá-la que existem espíritos ruins.
Foto: Reprodução/Wikipédia
Toré
O Toré é um ritual comum de várias etnias do nordeste, como os Potiguara e Pankararu. Ele envolve música, religião e dança, que é usada para invocar seres espirituais. O ritual é uma forma deles garantirem a identidade indígena.
Foto: iStock/Luzo Reis
Ouricuri
Este ritual é um dos mais importantes para os Fulni-ô. Nele, os indígenas trocam saberes ancestrais e têm um momento de oração pelo bem de todos. Eles utilizam a língua nativa yaathe durante o ritual.
Foto: Reprodução/Wikimedia
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock/FG Trade