Capacitismo médico
O capacitismo é um conjunto de crenças e preconceitos que se baseia na ideia de que pessoas sem deficiência são superiores e mais capazes que pessoas com deficiência. Um exemplo é o capacitismo médico, em que a deficiência é encarada como uma patologia ou doença que precisa, de algum jeito, ser curada.
Foto: Freepik
Capacitismo recreativo
Envolve as piadas feitas sobre a pessoa com deficiência e sua condição. As PCDs são ridicularizadas para fins de entretenimento ou zombaria.
Foto: Freepik
Capacitismo institucional
Refere-se aos mecanismos institucionais que impedem o acesso das PCDs a cargos de liderança nas empresas, aos serviços públicos (segurança, educação, acessibilidade, etc) e a espaços de convivência.
Foto: Freepik
Capacitismo processual
Tem a ver com a discriminação ou o preconceito que pessoas com deficiência enfrentam em processos judiciais ou administrativos e requer medidas que vão desde a adaptação física dos tribunais até a melhor capacitação dos profissionais do Direito para evitar práticas calcadas em estereótipos.
Foto: Freepik
Capacitismo por associação
É a discriminação contra pessoas por causa de sua associação ou vínculo como cuidadora com uma PCD. É o caso de mulheres que costumam ser vistas pelas empresas como menos capazes profissionalmente por conta da dedicação aos filhos ou aos familiares com deficiência.
Foto: Freepik
Capacitismo midiático
Diz respeito à maneira com que os meios de comunicação (TV, cinema, mídia impressa e digital, etc) retratam e representam as pessoas com deficiência - mostrando-as como "coitadinhas" ou, como ocorre frequentemente, como "exemplos de superação".
Foto: Freepik
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Freepik