7 atitudes dos homens no ambiente de trabalho que configuram assédio

Tocar a mulher de forma indesejada e constrangê-la estão entre elas

Foto: iStock/praetorianphoto

Menosprezar competência

Enquanto homens são elogiados, mulheres são criticadas, desde seu trabalho entregue até seu desempenho. Essa atitude é uma forma clara de assédio e de tratamento tendencioso e injusto.

Foto: iStock/katleho Seisa

Tocar a mulher sem consentimento

Abraços demorados e toques indesejados podem configurar assédio. Essas atitudes não consensuais violam o espaço pessoal da mulher e causam desconforto.

Foto: iStock/mediaphotos

Retaliar uma mulher após rejeição sexual

Se uma mulher recusar qualquer tipo de avanço sexual, o que vier depois disso é assédio. Além de ser abuso de poder, a atitude serve para pressionar a mulher a aceitar os avanços.

Foto: iStock/pixelfit

Achar que foi promovida por causa de "favores"

Quando uma mulher é promovida, é porque ela é capaz e competente. Dizer que a promoção aconteceu por ela ter prestado "favores sexuais" é uma forma clara de assédio moral.

Foto: iStock/pixelfit

Classificar a mulher como frágil para ser líder

Ao fazer isso, associa-se características de gênero à capacidade de liderança feminina, desqualificando suas habilidades. Esse estereótipo desvaloriza a mulher.

Foto: iStock/tomazl

Constranger a mulher com gritos e grosserias

Nenhuma mulher deveria escutar grosserias e gritos de seus superiores. Esse tipo de assédio viola os direitos da mulher de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, e impacta sua autoestima.

Foto: iStock/Liudmila Chernetska

Comentar as roupas

Apontar a forma como uma mulher se veste não é atitude adequada no trabalho, especialmente quando o homem considera as roupas mais ousadas. Essa observação sexista objetifica a mulher.

Foto: iStock/FG Trade

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/Giselleflissak