Questão estrutural
Por uma questão de educação e cultura, mesmo as mulheres que sofrem com o machismo, também acabam reproduzindo esse comportamento com outras mulheres.
Foto: iStock
Se posicionarem como rivais
Muitos filmes, séries, programas e perfis de fofoca costumam incentivar a rivalidade feminina, sobretudo através da comparação. É uma forma de enfraquecer a sororidade e tirar o foco de questões importantes.
Foto: iStock
Duvidar da competência
Questionar se uma mulher tem êxito em sua carreira por sua beleza e não por sua competência é desqualificá-la profissionalmente.
Foto: iStock
Reforçar estereótipos
Como criticar outra mulher por não querer se casar e ter filhos ou por não ser vaidosa, como se todas tivessem que seguir um caminho pré-determinado.
Foto: iStock
Educação sexista
Na distribuição de tarefas em casa, muitas mães reforçam a desigualdade e o machismo ao pedir para que meninas ajudem a lavar a louça, por exemplo, enquanto os meninos vão brincar.
Foto: iStock
Dois pesos, duas medidas
O mesmo acontece em relação ao parceiro ao poupá-lo das tarefas de casa por achar que ele fica mais “cansado", sendo que os dois trabalham fora.
Foto: iStock
Julgamento moralista
Julgar outra mulher pela quantidade de parceiros ou pelas roupas que veste é compactuar com ideias retrógradas sobre as liberdades femininas.
Foto: iStock
Se diminuir para se igualar
Muitas mulheres se sentem mal com o fato de o parceiro ganhar menos ou estar num degrau abaixo na carreira e acabam reduzindo as próprias conquistas para se nivelarem "pelo bem da relação".
Foto: iStock
Terra Nós
Conteúdo de diversidade, feito por pessoas diversas
Foto: iStock