7 filmes e séries para entender pessoas com deficiência

Produções abordam conceitos como capacitismo, identidade PcD e outros temas importantes

Foto: Reprodução/IMDB

Special (2019)

A identidade é um tema complexo para pessoas com deficiência, uma vez que muitos ainda não sabem quem realmente são. A série “Special” aborda isso com Ryan, um homem gay com paralisia cerebral disposto a viver a vida que sempre quis.

Foto: Reprodução/IMDB

Extraordinário (2017)

O filme acompanha um menino com deformidade facial que, após alguns anos estudando em casa, vai para uma escola pela primeira vez. O conceito principal do filme é a inclusão, mostrando como ela pode mudar a vida de PcDs positivamente.

Foto: Reprodução/IMDB

Atypical (2017)

A série acompanha Sam, um jovem autista que está em busca de sua independência, algo que assusta sua família. Autonomia é um assunto central na vida de pessoas com deficiência, que também almejam ser independentes.

Foto: Reprodução/IMDB

O Farol das Orcas (2016)

O acolhimento da pessoa com deficiência é importante e pode ser um diferencial em seu desenvolvimento, algo que o filme aborda muito bem ao acompanhar uma mãe e seu filho autista, que demonstrou sinais de emoções pela primeira vez.

Foto: Reprodução/IMDB

Como Eu Era Antes de Você (2016)

O filme sobre um homem rico que, após um acidente, fica tetraplégico, aborda o conceito de desenvolvimento pessoal. Se tornar uma pessoa com deficiência pode impactar muito na vida de alguém e, por isso, é preciso de apoio.

Foto: Reprodução/IMDB

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

O filme brasileiro apresenta um adolescente cego que está se autoconhecendo. Após a chegada de um aluno em sua escola, o menino começa a descobrir sua sexualidade.

Foto: Reprodução/IMDB

Meu Nome é Rádio (2003)

O filme de 2003 retrata a história de um jovem negro que, por causa do seu amor por rádios, foi apelidado como Rádio. A produção fala sobre capacitismo e como ele afeta, negativamente, a autoestima de pessoas com deficiência.

Foto: Reprodução/IMDB

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Reprodução/IMDB