7 frases racistas disfarçadas de elogio

Muitas delas reforçam a ideia de que a beleza branca é superior aos traços negros

Foto: iStock

"Você tem uma beleza exótica"

A frase implica que a beleza de uma pessoa negra é fora do padrão. Em muitos casos, ela vem acompanhada de intenções racistas de uma conotação de que a beleza branca seja mais normal em comparação à beleza negra.

Foto: iStock

"Preto sabe sambar, né?"

Além de ser uma generalização, a frase insiste na ideia de que existem características e habilidades específicas associadas a certos grupos raciais, perpetuando estereótipos racistas e uma visão simplificada da cultura negra.

Foto: iStock

"Você deve ser muito bom de cama"

Essa afirmação reduz a identidade e a dignidade de pessoas negras a uma suposta habilidade sexual. Ela hipersexualiza corpos negros e os trata como objetos ou fetiches sexuais.

Foto: iStock

"Seus traços finos são lindos"

A frase sugere uma desvalorização de traços associados à negritude. Ela deixa implícito que a beleza de uma pessoa negra é mais aceitável quando se aproxima dos padrões de beleza eurocêntricos, que geralmente têm traços finos.

Foto: iStock

"Da cor do pecado"

O “elogio” expressa a ideia estereotipada de que pessoas negras são sexualmente irresistíveis, hipersexualizando corpos negros. A frase dá a entender também que a cor de pele de uma pessoa negra é algo negativo ao associá-la ao pecado.

Foto: iStock

"Ela é uma negra muito linda"

Essa frase reduz a identidade da mulher negra à sua cor de pele, ao mesmo tempo em que reforça, novamente, a noção de que a beleza de uma pessoa branca é superior a de uma pessoa negra.

Foto: iStock

"Você fica melhor com cabelo liso"

A frase desvaloriza a beleza da pessoa negra e sugere que o cabelo liso é superior ao cabelo crespo ou cacheado. É mais um exemplo de frase que coloca características de pessoas brancas como ideais.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock