7 tipos de racismo para não reproduzir
Saiba a diferença entre cada uma das formas de preconceito racial
Foto: istock/Marcos Homem
Racismo
Racismo é a discriminação por causa da cor da pele de uma pessoa ou grupo de pessoas. Existem várias formas de racismo na sociedade.
Foto: istock/Drazen Zigic
Recreativo
Acontece quando a cor da pele e traços físicos de pessoas negras se tornam motivos de piada. O racismo recreativo também se dá quando uma pessoa que age de forma racista tenta “suavizar” a agressão feita afirmando que uma atitude ou fala preconceituosa seria uma "brincadeira".
Foto: istock/Luzo Reis
Estrutural
O racismo estrutural está associado ao preconceito racial presente no dia a dia, ou seja, se refere ao racismo em padrões e desigualdades sociais. Essa forma de racismo é vista por muitos como algo “normal”, já que infelizmente, faz parte da estrutura da sociedade.
Foto: istock/Ziya Akturer
Internalizado
É o preconceito consigo mesmo ou com outras pessoas da mesma cor de pele. Uma pessoa negra, por exemplo, pode agir de forma racista sobre a própria cor e devido ao autopreconceito não se identificar como uma pessoa negra.
Foto: istock/Photology1971
Cultural
Acontece quando um grupo de pessoas de uma determinada cultura se sente superior a outro grupo com culturas diferentes. Um exemplo desse tipo de preconceito é discriminar produções de gêneros musicais, como rap e funk.
Foto: istock/MangoStar_Studio
Religioso
É associado ao preconceito e discriminação com as religiões de matriz africana, como Umbanda e Candomblé. Destruir templos religiosos e fazer comentários ofensivos sobre as religiões afro é considerado racismo religioso.
Foto: istock/William Rodrigues dos Santos
Ambiental
Além do preconceito racial, nesse tipo de racismo a desigualdade socioambiental também faz parte. O racismo ambiental é visto através da falta de recursos, direitos e oportunidades para as pessoas que vivem em áreas economicamente mais pobres.
Foto: istock/Guasor
Institucional
O preconceito racial que acontece dentro de instituições, como escolas e empresas, é nomeado por racismo institucional. Se dentro de uma empresa, por exemplo, um funcionário for tratado diferente por conta da cor, é considerado crime de racismo institucional.
Foto: istock/fgtrade
Denuncie
Racismo é crime, com pena de prisão prevista em lei. Ao presenciar qualquer episódio de racismo, denuncie. Você pode fazer isso por telefone, ligando 190 (em caso de flagrante) ou 100 a qualquer horário; pessoalmente ou online, abrindo um boletim de ocorrência em qualquer delegacia ou em delegacias especializadas.
Foto: istock/Jacob Wackerhausen
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: istock/Media Lens King