8 aulas de feminismo em "Vai na Fé"
Novela tem abordado temas de formas didáticas e certeiras
Foto: Divulgação Tv Globo
Combate ao machismo
A protagonista Sol (Sheron Menezzes) é uma mulher evangélica que vende marmitas e enfrenta o moralismo da sociedade para realizar o sonho de ser dançarina.
Foto: Reprodução Tv Globo
Debate sobre etarismo
Dois momentos da trama marcam o tema. Primeiro, quando a protagoniza decide ser dançarina aos 40 anos e também na história de Wilma (Renata Sorrah), atriz que abriu mão da carreira por não ter papéis para sua idade.
Foto: Reprodução Instagram @rsorrah
Consentimento
A estudante de Direito e influencer Guiga (Mel Maia) foi responsável por um dos momentos mais pedagógicos da trama ao processar o ex-namorado que forçou um beijo, deixando bem evidente o debate sobre consentimento.
Foto: Fabio Rocha / Tv Globo
Combate ao estupro
O estupro também aparece em vários momentos da trama. Theo (Emilio Dantas) é um estuprador em série, inclusive da própria esposa Clara (Regiane Alves), no chamado estupro marital.
Foto: Divulgação TV Globo
Violência doméstica
Além do estupro marital, Clara sofre violência física e psicológica do marido e tem, aos poucos, se empoderado e vem caminhando para sair da relação abusiva que vive.
Foto: Divulgação Tv Globo
Aborto legalizado
A novela foi muito didática ao narrar o aborto como um direito garantido em lei em caso de estupro, o processo de revitimização e como a criminalização afeta inclusive as mulheres que têm direito ao aborto no Brasil.
Foto: Reprodução Tv Globo
Sororidade
Impossível contar a quantidade de momentos de empatia entre mulheres na trama, seja quando o assunto é primeira menstruação, aborto ou relacionamentos amorosos. Em toda pauta, mulheres se ajudando é sempre a solução.
Foto: Reprodução Instagram
Autonomia corporal
O mote "meu corpo, minhas regras" é levado a sério em "Vai na Fé", incluindo quando o tema é a decisão de como morrer, como no caso de Dora (Cláudia Ohana) que vive com um câncer em estágio avançado.
Foto: Reprodução Tv Globo
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Divulgação TV Globo