9 equívocos já ditos por famosas sobre feminismo
Felizmente, nunca é tarde para mudar de opinião
Foto: Reprodução/Instagram
Shailene Woodley
A estrela da série “Divergente” avisou que não gosta de dizer se é ou não feminista. "Eu não quero ser definida por uma coisa. Deveríamos ser capazes de abraçar nossas crenças independente dos rótulos”, explicou, sem se dar conta de que estava minimizando a luta feminina por direitos.
Foto: Reprodução/Instagram
"Tirar o poder"
Shailene Woodley também afirmou: "Amo os homens e acho que essa ideia de tirar o poder deles e dá-lo às mulheres nunca vai funcionar, porque precisamos de equilíbrio." Feminismo não é sobre tirar o poder dos homens, mas sim dividi-lo para que a sociedade seja mais justa para as mulheres.
Foto: Reprodução/Instagram
Kaley Cuoco-Sweeting
“Nunca fui aquela garota feminista que exigia igualdade, mas talvez seja porque eu nunca tenha realmente enfrentado a desigualdade”, disse à revista "Redbook", subestimando a desigualdade salarial e até de oportunidades entre homens e mulheres.
Foto: Reprodução/Instagram
Lana Del Rey
"Minha ideia de feminismo de verdade é uma mulher que se sente livre o suficiente para fazer o que quiser", falou a cantora. Se sentir livre é uma coisa, poder viver em uma sociedade ou cultura que permita essa liberdade, outra totalmente diferente.
Foto: Reprodução/Instagram
Juliana Paes
Em entrevista à "Veja", a atriz comentou achar errado "esse desejo de igualdade com os homens a todo custo. Somos tão competentes e valiosas quanto eles, mas não iguais." A igualdade à qual o feminismo se refere não é um conceito literal. Trata-se de obter os mesmos direitos, salários e oportunidades.
Foto: Reprodução/Instagram
"Gosto de sutiãs"
Juliana ainda completou que não quer queimar sutiãs nem quebrar saltos de sapato. "Sou uma feminista de saia, sutiã, salto alto e batom vermelho", falou. A queima de sutiãs foi um protesto que ocorreu nos EUA nos anos 1960. Não existe nenhuma imposição do feminismo sobre o que mulher pode ou não usar.
Foto: Reprodução/Instagram
Naiara Azevedo
“Gosto do feminismo que respeita, não desse que diz que mulher não pode lavar prato. Eu lavo louça, limpo chão, faxino a casa e amo cozinhar", admitiu em entrevista. O feminismo, na verdade, prega uma divisão justa da tarefas domésticas em que não haja a sobrecarga da mulher.
Foto: Reprodução/Instagram
Evangeline Lilly
A atriz acha que as feministas gostariam de ser homens. "Não gosto da palavra feminismo porque a associo a mulheres tentando fingir ser homens e não estou interessada nisso. Eu não quero abraçar a masculinidade, quero abraçar minha feminilidade".
Foto: Reprodução/Instagram
Fernanda Torres
"A vitimização do discurso feminista me irrita mais do que o machismo", escreveu a atriz em um artigo na Folha de São Paulo em 2016, no qual também dizia rejeitar as campanhas "anti fiu fiu". Diante das críticas, se desculpou e explicou que se expressou mal.
Foto: Reprodução/Instagram
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Reprodução/Instagram