Lady Laura
Laura Moreira Braga morreu em 2010, aos 96 anos. Era mãe do cantor Roberto Carlos, que a homenageou com a canção "Lady Laura", gravada em 1978.
Foto: Reprodução
A mãe do Henfil
Assim ficou conhecida Maria da Conceição Figueiredo Souza, mãe do jornalista e cartunista Henfil (1944-1988). Entre 1977 e 1984, ele publicou nas páginas da revista "Isto É" dezenas de cartas para a mãe fazendo uma crônica sobre o Brasil.
Foto: Reprodução
Glória Perez
A luta da novelista por justiça pelo assassinato da filha Daniella foi contada no documentário "Pacto Brutal" (HBO Max) fez com que o homicídio qualificado fosse enquadrado no rol de crimes hediondos no Código Penal.
Foto: Divulgação
Zuzu Angel
A dor do desaparecimento político do filho Stuart motivou a estilista enfrentar o exército em plena repressão e a realizar um desfile-protesto no consulado do Brasil em Nova York. Em 2020, a Justiça brasileira reconheceu que Zuzu foi assassinada por agentes da ditadura militar.
Foto: Reprodução
Mães da Sé
A ONG nasceu do sofrimento de Ivanise Espiridião, cuja filha, Fabiana, sumiu em 1995 aos 13 anos de idade. Ela ainda não a encontrou, mas seu trabalho tem ajudado há mais de vinte anos outros pais a reencontrarem filhos desaparecidos.
Foto: Divulgação/Mães da Sé
Lucinha Araújo
Fundadora da ONG Sociedade Viva Cazuza, criada após o falecimento do filho, o cantor Cazuza, vítima da AIDS. Em vinte anos de atividade, a instituição assistiu mais de 300 crianças e jovens infectados pelo vírus do HIV.
Foto: Divulgação
Zilda Arns
Conhecida como a "Madre Teresa brasileira", a pediatra fundadora da Pastoral da Criança tinha cinco filhos entre 4 e 14 anos quando ficou viúva. Seguiu firme na carreira e replicou um modelo de iniciativa de combate à fome no Brasil que salvou a vida de pelo menos 200 mil bebês.
Foto: Divulgação
Carolina Maria de Jesus
Seus escritos reunidos em "Quarto de Despejo" revelaram ao Brasil a luta de uma mãe solo preta para criar três filhos em meio à pobreza e à fome na favela do Canindé, nos anos 1950, em São Paulo.
Foto: Reprodução
Déa Lúcia
Quando o ator Paulo Gustavo faleceu devido à covid, em 2021, o Brasil inteiro quis abraçar Déa Lúcia. Ela foi a musa inspiradora do filho para criar "Minha Mãe é Uma Peça", espetáculo que se transformou em trilogia no cinema, e fez o país rir, chorar e se identificar.
Foto: Reprodução/Instagram
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Reprodução