Amizades reduzidas
Homens abusivos vão reduzindo pouco a pouco o círculo social da parceira. Seja implicando com as amigas dela, sutilmente ou não, ou propondo apenas programas a dois porque "valem mais a pena". A intenção é se tornar a única referência na vida dela.
Foto: Freepik
Manipulações disfarçadas de carinho
"Eu falo/faço isso porque eu me preocupo com você" é o mantra de homens tóxicos que gradativamente vão minando a autoconfiança da mulher através de atitudes e falas paternalistas e controladoras.
Foto: Freepik
Sentimentos invalidados
Se a mulher se diz sobrecarregada, o parceiro alega que o cansaço dele é maior. Se pontua que está chateada com algo, ele responde que "não é para tanto" ou "isso é coisa da sua cabeça".
Foto: Freepik
Afeto pós-rispidez
Uma palavra ou atitude grosseira é seguida por um presentinho, uma massagem nos pés ou um gesto de ternura, como presentear com flores. Alguns dias depois, o padrão se repete. Fique alerta: essa é a etapa 3, chamada lua-de-mel, do ciclo de violência doméstica e a tensão tende a aumentar.
Foto: Freepik
Desconforto constante
É comum, numa relação tóxica, que a mulher se sinta com frequência preocupada e angustiada. Um dos motivos para isso é o constante receio de invalidação e punição que permeia a convivência com parceiro.
Foto: Freepik
O corpo fala
Lidar com pessoas abusivas pode causar dor de cabeça, dor de estômago, mal-estar, esgotamento emocional, desânimo e ansiedade. Se você não se sente bem quando está perto do seu parceiro, reflita sobre as possíveis razões.
Foto: Freepik
Restrição a programas familiares
Assim como acontece com as amizades, o grupo familiar também é alvo de boicote do abusador. Afinal, ele tem medo de que a mulher conte algo ou peça conselhos sobre a relação. Quando não consegue restringir os encontros, ele faz questão de estar sempre por perto para vigiar o comportamento da parceira com pais ou irmãos.
Foto: Freepik
Desqualificação
Volta e meia, a mulher se torna alvo de críticas e tem suas conquistas minimizadas ou até mesmo ignoradas.
Foto: iStock
Ele é o centro do universo
O combo "manipulação + controle + isolamento" faz com que o homem se torne a primeira - em alguns casos, a única - referência de afeto para a mulher, levando-a a priorizá-lo acima de qualquer coisa ou pessoa.
Foto: Freepik
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Freepik