Autismo adulto
Muita pessoas têm sido diagnosticadas com TEA na idade adulta a partir de uma série de características. Nenhum autista é igual o outro, mas alguns sinais podem indicar a condição e servir de incentivo para buscar orientação médica.
Foto: iStock
"Ressaca" social
Muitos autistas preferem fazer atividades sozinhos e se estressam quando precisam estar em grupo ou interagir com pessoas desconhecidas.
Foto: Freepik
Hipersensibilidade sensorial
Quem tem TEA costuma dar mais atenção a certos sons baixos ou contínuos, como ruídos do ar-condicionado, por exemplo. Há ainda maior sensibilidade a cheiros, texturas e determinadas comidas.
Foto: Freepik
Hiperfoco
Outra característica do TEA é manter um interesse intenso por um determinado tema como games, tecnologia, personagens ou algum assunto aprendido na época de escola.
Foto: Freepik
Sinais corporais
Reflexos motores, como tropeçar com frequência, e reações somáticas, como problemas intestinais crônicos, também são um quadro do TEA na idade adulta.
Foto: Freepik
Sistematização
Comportamento perfeccionista ou metódico ao extremo revela rigidez cognitiva, característica comum do autismo. Rotinas ajudam quem tem TEA a se organizar internamente.
Foto: Freepik
Comunicação truncada
Pessoas com TEA têm dificuldade de entender piadas, ironias e frases com duplo sentido. Elas levam a comunicação ao pé da letra e raramente compreendem comunicações não verbais como gestos, linguagem corporal e expressão facial.
Foto: iStock
"Sem filtro"
Por serem literais, muitos autistas não se dão conta de que suas falas excessivamente sinceras podem magoar os interlocutores.
Foto: iStock
Dificuldade de expressar emoções
Isso não significa, entretanto, que não tenham afeto, mas só uma certa limitação em mostrar carinho ou falar do que sentem. Para pessoas com TEA, olhar nos olhos de outra pessoa também pode ser muito desconfortável e cansativo.
Foto: Freepik
Preferência por trabalhar só
Não se trata de uma tendência ao isolamento, mas de uma facilidade maior para o funcionamento solo e sem interrupções.
Foto: iStock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Freepik