O que é TEA?
Segundo o Ministério da Saúde, "o transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades".
Foto: Francisco Paiva Junior - Domínio Público
"The Good Doctor"
Uma das séries de maior audiência a apresentar uma pessoa com TEA é o drama disponível no Globoplay que conta a história de um brilhante médico neurodivergente.
Foto: Divulgação ABC
"As We See It"
Apesar do sucesso de público e crítica, essa série do Prime Video infelizmente durou apenas uma temporada. Conta a história de 3 pessoas neurodivergentes morando juntos. O mais legal é que os três atores estão no mesmo espectro autista dos personagens.
Foto: Divulgação PrimeVideo
"Uma Advogada Extraordinária"
O k-drama exibido pela Netflix apresenta o dia a dia de uma, como o título aponta, advogada neurodivergente lidando com o cotidiano de um escritório jurídico.
Foto: Netflix/Divulgação
"Não Estou Morta"
A divertida série do Star+ traz o ator de "As We See It" no papel de um advogado que divide apartamento com a protagonista. Ele é responsável por alguns dos momentos mais divertidos da série.
Foto: Reprodução Youtube @ABCNetwork
"Amor no Espectro"
Nem só de ficção vive a representação das pessoas no espectro autista - e o reality da Netflix mostra isso. No programa, pessoas neurodivergentes buscam seu pares românticos.
Foto: Divulgação Netflix
"It's Okay to Not Be Okay"
Esse k-drama também da Netflix traz o personagem Moon Sang-tae (Oh Jung-se), que é neurodivergente e rouba a cena com sua fofura. Uma pena o título em português, "Tudo bem Não ser Normal", ser capacitista.
Foto: Reprodução Facebook / doramasmaisdoramas
Atypical
Uma das séries mais relevantes quando se fala em retratar o autismo, a produção da Netflix conquistou o público com a jornada de descoberta e amadurecimento de seu protagonista Sam (Keir Gilchrist).
Foto: Divulgação Netflix
"Special"
A série da Netflix pode ser considerada uma das mais representativas da história e a trama de Henry (Buck Andrews) não fica atrás como um jovem neurodivergente que se encontra ao começar a conviver com outras pessoas com deficiência.
Foto: Reprodução Netflix
"As Five"
E olha o Brasil dando as caras na lista de produções que retratam neurodiversidade. A série do Globoplay marcou um golaço ao contar a história de Bene (Daphne Bozaski) que desbrava o amplo terreno do amor e sexo.
Foto: Estevam Avellar/Globo
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Globo / Victor Pollak