Banho todo dia e outras heranças indígenas
Povos originários deixaram marcas culturais importantes na população brasileira
Foto: istock/filipefrazao
Banho todo dia
O banho diário não é um hábito comum na vida de todos. Os europeus, por exemplo, são conhecidos por passar dias sem banho, o que chega a ser um hábito cultural. Já no Brasil, graças à cultura dos povos indígenas, tomar banho todo dia é um hábito de higiene natural.
Foto: istock/CentralITAlliance
Medicina natural
Foi através e por causa dos indígenas que conhecemos tantos produtos 100% naturais para a cura e tratamento de diversas enfermidades. De um simples ralado no joelho a uma dor no estômago, existem plantas e folhas na natureza que podem auxiliar no processo de melhora.
Foto: istock/MoustacheGirl
Andar descalço
Andar com os pés no chão (literalmente), é um hábito de origem indígena que o brasileiro adotou. Muitas famílias no país têm o costume de não usar calçados dentro de casa. Esse hábito, inclusive, auxilia muito na limpeza dos ambientes.
Foto: istock/brizmaker
Rede de descanso
A rede de balanço foi criada por indígenas e era muito usada por eles na época da colonização. O escrivão português Pero Vaz de Caminha escreveu em carta enviada à Portugal, em meados de 1500, sobre as redes que os indígenas se deitavam.
Foto: istock/LuckyBusiness
Abacaxi e muito mais
Apesar da forte influência de Portugal na formação cultural e linguística do país, a língua indígena tem uma boa parcela na construção do idioma português brasileiro. Abacaxi, caipira, amendoim, capim e carioca são palavras de origem tupi que utilizamos no nosso dia a dia, entre outras.
Foto: istock/FG Trade
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: istock/luzoreis