BBB23: por que os negros são "raivosos" e os brancos, "reativos"?

O participante Alface já afirmou que não importa o que ele faça, vai continuar taxado como agressivo

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Episódios

Desde que o BBB23 começou, alguns participantes brancos do reality já tiveram comportamentos agressivos, mas não foram considerados "raivosos". E os próprios brothers e sisters apontaram essa distinção.

Foto: Reprodução: Tv Globo

Indignada

Em uma conversa com Gabriel Santana e Marvvila, Sarah chegou a desabafar quando foi acusada de raivosa por Fred. "Eu estava apenas indignada, da mesma forma que a Bruna, Amandinha e o Sapato ficam indignados".

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Defesa

Em outro momento, Gabriel Santana saiu em defesa do colega Alface. Na conversa com Marvvila e Sarah, ele disse que o brother não é agressivo, apenas reativo com o grupo do Deserto, pois é atacado.

Foto: Reprodução: Tv Globo

Agressivo

Em jogos da discórdia, quando Alface usa o espaço para se defender, os outros colegas o chamam de agressivo, ofensivo. Mas ele já foi chamado de “podre, agressivo, ruim e desumano” pela Bruna.

Foto: Reprodução: TV Globo

Racismo estrutural

Após o último jogo da discórdia, Sarah Aline comentou com Marvvila e Gabriel que sente racismo estrutural dentro da casa. Isso porque apenas as pessoas pretas estão sendo apontadas como agressivas, quando, na verdade, todos brigam.

Foto: Reprodução: Tv Globo

Eliminação da Tina

Alguns comportamentos da Bruna no BBB23 foram comparados com os da Tina. Dentro da casa, a atriz recebeu elogios de empoderamento, enquanto Tina foi taxada de agressiva por Gustavo e Cristian.

Foto: Reprodução: Tv Globo

Vítima

O ex-participante Fred Nicácio, após ter sido eliminado, chegou a comentar sobre a postura da Bruna. “Ela caça as tretas e se coloca no lugar de vítima porque é confortável pra ela”, disse o médico, que é negro.

Foto: Reprodução: TV Globo

Submissão

E não são só os brothers que notam como os negros e os brancos são vistos de maneira distinta diante de uma mesma reação de raiva. Tia Má já observou como os rótulos são diferentes: “Como pessoa preta sei o quanto esperam da gente apenas a submissão, a subalternidade, o silêncio”.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Reprodução: Tv Globo