Bissexualidade não é confusão: entenda o termo

Compreenda melhor essa orientação sexual e veja formas de preconceito que uma pessoa bi pode sofrer

Foto: istock/Vladimir Vladimirov

O que é bissexualidade?

É uma orientação sexual que engloba pessoas que sentem atração sexual e afetiva por homens e mulheres.

Foto: istock/fgtrade

B

A letra B da sigla LGBTQIA+ é considerada antiga dentro da comunidade quando comparada às demais letras. O B, de bissexual, surgiu no início dos anos 1990.

Foto: istock/fgtrade

Bandeira

A bandeira bissexual foi desenhada em 1998 e tem três cores: o rosa, roxo e o azul. O rosa representa a atração pelo mesmo gênero da pessoa bi, o azul representa atração pelo gênero oposto e o roxo é a junção dos dois, tanto no sentido das cores quanto na representação.

Foto: istock/NATALIA DE LA RUBIA

O mito da confusão

Por sentir atração por dois gêneros, o masculino e o feminino, uma pessoa bi pode ser vista como confusa por não “escolher” entre os dois. Essa análise é equivocada e incorreta: uma pessoa bissexual não é confusa já que não é uma questão de "escolha" e, sim, de gostar de se relacionar com homens e mulheres.

Foto: istock/Edwin Tan

"Fica com todo mundo"

Achar que uma pessoa bi se relaciona com homem e mulher ao mesmo tempo é um pensamento errado e preconceituoso. Uma pessoa bi, quando está em um relacionamento fechado, fica somente com uma pessoa, exatamente como uma pessoa heterossexual.

Foto: istock/Lyndon Stratford

"Diz que é homem bissexual e namora mulher"

Quando uma pessoa bi, neste caso um homem, está em um relacionamento com uma mulher, ou seja, visto como uma relação heterossexual, ele pode ser criticado por pessoas LGBTQIA+ por estar fora da comunidade. Mas é preciso entender que uma pessoa bissexual não deixa de ser bi porque está em uma relação heterossexual.

Foto: istock/Moon Safari

"50% homem, 50% mulher"

Só porque uma pessoa bi gosta de homens e de mulheres não quer dizer que a atração será dividida entre os dois gêneros. Uma mulher bi que sente mais atração por mulheres não é lésbica e, da mesma forma, uma mulher que é mais atraída por homens não é hétero. São apenas bissexuais em suas maneiras de amar e sentir atração.

Foto: istock/peopleimages

Bifobia

Nem sempre a bifobia ocorre fora da comunidade LGBTQIA+. Algumas mulheres lésbicas não se relacionam com mulheres bissexuais por não “gostarem” da orientação sexual delas. O mesmo pode acontecer com os homens bi, que são invalidados por alguns homens gays.

Foto: istock/Weedezign

Machismo

Outra forma de preconceito é o machismo de homens com mulheres bi. Quando a mulher é vista como “objeto de prazer” de homens héteros que acreditam que, por ser bissexual, aceitaria um homem dentro do seu relacionamento com uma mulher, por exemplo.

Foto: istock/AaronAmat

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: istock/MesquitaFMS