Branquitude: o que é e como acontece na prática

Expressão está diretamente ligada ao racismo

Foto: iStock/CoffeeAndMilk

Conceito

Branquitude é um conceito científico-social que simboliza um lugar de privilégio e poder para aquelas pessoas que são identificadas como brancas dentro da sociedade.

Foto: iStock/PeopleImages

Origem

O termo se destacou nos anos 1990, nos Estados Unidos, mas foi apenas nos anos 2000 que a expressão atingiu a academia brasileira.

Foto: iStock/FG Trade

Cida Bento

Segundo a psicóloga e ativista das questões raciais e de gênero Cida Bento, a branquitude é um sistema que regulamenta um modo de funcionamento que fortalece as discriminações raciais.

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Pacto da Branquitude

Em “Pacto da Branquitude”, Cida Bento revela o compromisso das pessoas brancas em manter a estrutura racial injusta, pois assim continuam se autopreservando e se privilegiando.

Foto: Reprodução/Instagram/@renatoparada

Na prática

É possível compreender os efeitos da branquitude na sociedade através da valorização das pessoas brancas em detrimento das pessoas negras.

Foto: iStock/Igor Alecsander

Ideia errônea

O conceito fortalece a ideia errônea de que as pessoas brancas são moralmente, intelectualmente e esteticamente superiores.

Foto: iStock/pixelfit

Racismo

A branquitude está diretamente ligada ao racismo, pois ela se sustenta nas discriminações sofridas pelas pessoas negras.

Foto: iStock/FG Trade

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/LeoPatrizi