Cadeirantes têm regras com as suas cadeiras; veja o que não fazer

Algumas atitudes podem causar constrangimentos

Foto: iStock

Não pendure

O perfil do Instagram @janeladapatty deu algumas dicas importantes sobre a cadeira de rodas de uma pessoa com deficiência. Ela explicou que se você não é próximo da pessoa cadeirante, pendurar coisas em sua cadeira de rodas, sem a permissão dela, é desrespeitoso.

Foto: iStock

Brinquedo

A cadeira é algo pessoal, então não empurre ou trate como se fosse um brinquedo. Sempre pergunte antes se você pode fazer algum movimento com a cadeira.

Foto: iStock

Controle

No caso de cadeiras motorizadas, não aperte os botões do controle remoto sem a permissão da pessoa porque ela pode não gostar disso.

Foto: iStock

Incômodo

Balançar a cadeira de rodas ou se apoiar nela pode causar incômodo ao cadeirante. Nunca esqueça que a cadeira é essencial para o conforto da pessoa que a utiliza.

Foto: iStock

Cadeiras

Nem todas as cadeiras de rodas são iguais, por isso, não diga que a pessoa pode deixar a sua cadeira e usar outra disponível no lugar em que irão. O cadeirante se sente confortável com a sua e pode não querer usar outra.

Foto: iStock

Andar ou correr

Não pense que utilizar as palavras “andar” ou “correr” irá deixar a pessoa triste por ela não poder fazer isso como uma pessoa sem deficiência. Na verdade, os cadeirantes usam essas palavras naturalmente.

Foto: iStock

Acompanhe

Se estiver acompanhando um cadeirante que anda devagar, tente acompanhar o seu ritmo para que ele não se sinta constrangido por não conseguir te acompanhar.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock