Caso Daniel Alves: ex-jogador dará nova versão em julgamento na Espanha

Em julgamento que está em vias de ocorrer, Daniel Alves irá apresentar uma nova versão dos fatos ocorridos em uma boate de Barcelona no fim de 2022

Foto: Reprodução/Instagram

De acordo com apuração do portal UOL, a nova linha de defesa do ex-jogador será dizer que estava alcoolizado na noite dos fatos e, por isso, não se recorda do que aconteceu na casa noturna.

Foto: Reprodução/Instagram

Ou seja, o brasileiro, acusado de estupro por uma mulher de 23 anos, alegará que não tinha consciência dos fatos.

Foto: Reprodução/Instagram

Segundo o jornal ARA, da região da Catalunha, Joana Sanz, ex-mulher de Daniel Alves, irá endossar a tese ao dizer que naquela noite o brasileiro chegou em casa alterado.

Foto: Reprodução/Instagram

A versão será a quinta diferente apresentada por Daniel Alves desde que a denúncia veio à tona e o ex-jogador foi detido de forma preventiva na Espanha.

Foto: Reprodução/Instagram

Em seu primeiro depoimento, ele disse que sequer teve relações sexuais com a mulher que o acusa.

Foto: Reprodução/Instagram

Mais tarde, em outro depoimento, o ex-jogador reconheceu que a relação sexual aconteceu, mas disse que foi consensual. Ele justificou a mudança de versão sob o pretexto de que queria preservar seu casamento com a modelo espanhola Joana Sanz.

Foto: Reprodução de vídeo/Antena 3

O local onde o crime teria ocorrido é a boate Sutton, em Barcelona. A jovem acusa Daniel Alves de agressão sexual e estupro.

Foto: Divulgação/Sutton

Em depoimento, a mulher declarou que foi violentada por Daniel Alves dentro do banheiro da boate catalã.

Foto: Divulgação/Sutton

Em 14 de novembro, o Tribunal de Barcelona decretou o fim do período investigatório e estabeleceu prazo de cinco dias para que acusação e defesa fizessem suas alegações finais.

Foto: Pere López/Wikimedia Commons

A Justiça espanhola anunciou que o julgamento de Daniel Alves será aberto no dia 5 de fevereiro. A defesa da denunciante pediu que o brasileiro seja condenado a 12 de anos de prisão. Esse é o tempo máximo que a legislação espanhola prevê para esse tipo de crime.

Foto: Reprodução/Instagram

A defesa de Daniel Alves vinha sustentando que a relação sexual entre o ex-jogador e a mulher foi consentida e que, por isso, o jogador deve ser absolvido.

Foto: Reprodução/Instagram

O brasileiro está preso desde o dia 20 de janeiro de 2023 no Centro Penitenciário Brians 2, em Barcelona. A medida foi tomada em caráter preventivo pela justiça local.

Foto: Jordi Ferrer/Wikimedia Commons

No presídio, o ex-atleta aguarda a sentença que pode privá-lo de liberdade por longos anos.

Foto: Governo da Catalunha/Wikimedia Commons

A Justiça da Espanha negou três pedidos da defesa de Daniel Alves para que ele pudesse responder ao processo em liberdade. De acordo com as autoridades judiciais, a prisão se justifica pelo risco de fuga do brasileiro.

Foto: Reprodução/Instagram

O portal UOL conseguiu acesso aos termos do processo em que a Justiça considera haver indícios de que Daniel Alves tenha cometido o estupro.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Nos primeiros dias de 2024, a mãe de Daniel Alves expôs em suas redes sociais a mulher que acusa o ex-jogador.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Lúcia Alve desafio o sigilo judicial ao publicar um vídeo com imagens da jovem se divertindo em bares e restaurantes. Ela questiona a conduta da mulher, insinuando que o processo contra o filho oculta interesses.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O comportamento de Lúcia Alves foi alvo de críticas nos veículos de imprensa europeus pelo fato de o processo correr em segredo de Justiça e em nenhum momento as autoridades terem divulgado rosto ou nome da vítima.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Dias mais tarde, o portal UOL publicou que Neymar deu ajuda financeira e jurídica para Daniel Alves tentar reduzir sua pena no processo.

Foto: Divulgação/CBF

O pai do atacante, Neymar da Silva Santos, repassou 150 mil euros (cerca de R$ 800 mil) para Daniel Alves pagar multa à Justiça espanhola como “atenuante de reparação de dano causado”. Na prática, o mecanismo pode tornar a pena menor caso o ex-lateral seja condenado.

Foto: Reprodução/Instagram

O auxílio da família de Neymar teve ainda a nomeação de Gustavo Xisto como procurador no processo. O advogado trabalha há muitos anos na representação jurídica das empresas do atacante brasileiro.

Foto: Reprodução/Instagram

O pai de Neymar confirmou ao ex-jogador Emerson Sheik, comentarista da CNN, a ajuda financeira a Daniel Alves.

Foto: Youtube/Canal Jogo Aberto

"A família nos pediu ajuda. O Daniel não tinha dinheiro para se defender, e o prazo para o pagamento da defesa estava expirando. Pense bem, em nenhum momento eu podia negar ajuda a um amigo que está tentando se defender de uma acusação", argumentou o empresário.

Foto: Reprodução/Instagram

"Eu não poderia virar as costas… E se a Justiça decidir que o Daniel é inocente? Preferi ter o peso de acreditar em um amigo do que virar as costas para alguém”, concluiu Neymar da Silva Santos.

Foto: Reprodução/Instagram

Quando a acusação contra Daniel Alves tornou-se pública o Pumas rescindiu contrato com o brasileiro por justa causa. Dessa forma, o clube mexicano foi o último time da carreira do lateral, de 40 anos.

Foto: Divulgação/Pumas Mex

No fim de 2022, Daniel Alves disputou o último torneio de futebol de sua carreira, a Copa do Mundo do Qatar. Esse foi o terceiro Mundial em que ele defendeu a Seleção Brasileira - já tinha atuado em 2010, na África do Sul, e em 2014, no Brasil.

Foto: Reprodução/Instagram

Daniel Alves é o jogador com mais títulos na história do futebol. Ele empilhou 43 taças por diversos clubes (Sevilla, Barcelona, PSG, Juventus e São Paulo) e Seleção Brasileira.

Foto: Divulgação/São Paulo FC

Foto:

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução/Instagram