Como criar crianças que não sejam preconceituosas com PcDs?

Uma criação anticapacitista é fundamental

Foto: iStock/@nd3000

Capacitismo

O capacitismo é a suposição do que pessoas com deficiência são ou não capazes de fazer, além do ato de reduzir uma pessoa às suas capacidades. O anticapacitismo é a luta contra essa forma de preconceito.

Foto: Reprodução Instagram

Viral

Nas últimas semanas, um vídeo da fotógrafa, jornalista e atriz Maria Paula Vieira vem circulando com dicas de como educar crianças anticapacististas.

Foto: reprodução/instagram/@maaria_vieira

Não diga que é doença

Se uma criança perguntar sobre alguém com deficiência, nunca diga que a pessoa está "dodói". Deficiência é uma condição e não uma doença.

Foto: istock/Krishna Tedjo

Responda com clareza

Se perguntarem "mas por que ele é assim?", responda da forma mais correta, explicando o que é a deficiência e que ela não é um problema. Crianças serem curiosas é comum e positivo e não existe maldade nas perguntas

Foto: iStock/PeopleImages

Não reprima

"Mandar a criança parar de olhar ou afastar denota um tom de perigo", explica Maria Paula Vieira no vídeo. Por isso o melhor é sentar e explicar aquela deficiência para pessoa.

Foto: iStock/Studio Grand Web

Não use como ameaça

Nunca diga coisas como "Se você não parar, vai perder as pernas!". Usar deficiência como ameaça faz a criança entender que ser PCD é um castigo e algo negativo.

Foto: iStock/MachineHeadz

Sem termos capacitistas

Outra boa dica que Maria Paula deixou de fora mas é muito importante: elimine do seu vocabulário expressões capacitistas que as crianças às vezes repetem sem nem saber o significado.

Foto: iStock/jacoblund

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: iStock/Jordi Mora Igual