Relevância
Educar as crianças numa perspectiva de igualdade de gênero ajuda a combater o machismo e o sexismo e permite que meninos e meninas possam desenvolver melhor seus potenciais, além de contribuírem para uma sociedade mais justa e livre de preconceitos.
Foto: Freepik
Brinquedo não tem gênero
Dividir brinquedos e brincadeiras como "de menino" ou "de menina" reforça estereótipos, engessa habilidades e restringe potencialidades e competências.
Foto: iStock
Aprendizado pelo exemplo
A divisão igualitária das tarefas domésticas é uma boa maneira de mostrar às crianças, na prática, que homens e mulheres podem e devem assumir as mesmas responsabilidades na limpeza e organização da casa. O mesmo vale para atividades que envolvam o cuidado.
Foto: Freepik
Atenção aos elogios
Em geral, meninos são enaltecidos pela força ou por se saírem bem numa competição, enquanto as meninas têm a beleza ou a obediência reforçadas. É bom evitar falas sexistas disfarçadas de elogios que contribuem para a desigualdade e a visão das mulheres como inferiores ou submissas.
Foto: Freepik
Cuidado com expectativas e cobranças
Meninas não devem ser educadas para ver o casamento como o objetivo maior de suas vidas nem ter um marido para validá-las. E perguntar com frequência aos meninos sobre as "namoradinhas" é estimular um comportamento de "pegador" e uma forma de objetificar e desqualificar as mulheres.
Foto: iStock
Espaço para emoções
Toda criança, seja menino ou menina, tem direito à livre expressão de suas emoções e vulnerabilidades. Podem chorar, experimentar o medo ou se enraivecer. Nenhum sentimento é exclusivo de um ou outro gênero.
Foto: iStock
Aponte a diversidade no mundo
Filmes, séries, desenhos animados e livros infantojuvenis são ótimas ferramentas para mostrar outras formas de pensar, pessoas diversas e histórias com perspectivas diferentes - sob o ponto de vista de minorias, por exemplo.
Foto: iStock
Diálogo, sempre
É importante não fugir de perguntas difíceis feitas pelas crianças e procurar sempre deixar claro que elas têm um espaço seguro de conversa em casa. O diálogo fortalece o vínculo, cria confiança e permite que a identificação e a prevenção de situações indesejáveis como o abuso infantil.
Foto: Freepik
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Freepik