Analisar o próprio círculo
Perceber como funciona própria rotina de relacionamentos ajuda a entender se a ideia é mesmo buscar novos amigos ou se é necessário reforçar os laços com os que já fazem parte da vida.
Foto: iStock
Investir em hobbies
Participar de aulas de culinária, cursos sobre vinhos, clubes de leitura e esportes em grupo é uma maneira de conhecer pessoas e iniciar conversas a partir dos interesses em comum.
Foto: iStock
Inovar
Sair da zona de conforto e incluir alguma atividade nova na agenda apenas pelo prazer de aprender ajuda a conhecer gente diferente.
Foto: iStock
Usar apps
Nem só de dates vivem os aplicativos de celular. Existem vários apps com o propósito apenas de fazer novos amigos, inclusive de outros países, como o Patook e o MeetUp.
Foto: iStock
Dominar expectativas
Nem todas as amizades se tornam íntimas de uma hora para outra e não há nada de errado com isso. Avalie se é melhor qualidade a quantidade, pois manter muitas amizades exige tempo e isso não significa que elas serão profundas ou significativas.
Foto: iStock
Dedicar tempo
Qualquer tipo de relacionamento precisa de paciência, fortalecimento e, sobretudo, tempo para construir uma conexão verdadeira. E não só via WhatsApp, mas ao vivo e em cores.
Foto: iStock
Nada de etarismo
É importante deixar de lado os preconceitos que envolvem a amizade com pessoas mais jovens ou mais velhas. Conviver com quem tem vivências e pontos de vista diferentes é algo que faz muito bem - em qualquer idade.
Foto: iStock
Olhar ao redor
Notar de um outro jeito as pessoas com quem interage diariamente, mas não conversa a ponto de saber muito sobre elas, é uma forma de estabelecer potenciais amigos e fortalecer a vida social.
Foto: iStock
Tomar a iniciativa
As amizades, de forma geral, costumam surgir na infância, na adolescência, na faculdade e no trabalho. Ou seja, o contexto favorece a interação. Na maturidade, às vezes é preciso criar as oportunidades e dar o primeiro passo para estabelecer contato.
Foto: iStock
Voluntariado
Ajudar outras pessoas fortalece as conexões sociais, enriquece a própria visão de mundo, acrescenta propósito à vida e ainda pode fazer a diferença na sociedade.
Foto: iStock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade, feito por gente diversa
Foto: iStock