Uma pessoa não-binária tem dois gêneros?
Não. Pessoas não-binárias não se sentem pertecentes a um gênero exclusivamente. Sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.
Foto: Freepik
Pessoas não-binárias têm aparência andrógina?
Algumas sim, mas não se trata de uma regra. Não existe um código de vestimenta ou um visual que sirva para identificar uma pessoa não-binária, porque cada uma é de um jeito.
Foto: Freepik
Como saber se uma pessoa é não-binária?
O ideal é prestar atenção em como a pessoa se posiciona no mundo, pois a identidade de gênero dependente, principalmente, da autodeclaração. Ou simplesmente perguntando.
Foto: Freepik
Pode ter outra identidade de gênero?
Sim. Algumas pessoas se identificam como não-binárias e como homem ou mulher. Outras também se identificam como não-binárias e trans, independentemente de tomarem hormônios ou terem feito ou não cirurgia de redesignação.
Foto: Pixabay
Há desconforto com o corpo?
É uma ideia equivocada acreditar que se os órgãos genitais e a identidade de gênero "não combinam" a pessoa se sente incomodada com o próprio corpo ou acha que nasceu no "corpo errado". Isso não é necessariamente verdade.
Foto: iStock
A linguagem neutra é obrigatória?
Pessoas não-binárias podem ter uma variedade de pronomes. Algumas preferem o uso da linguagem neutra, mas outras não fazem questão. A única maneira de saber é perguntando.
Foto: Freepik
É a mesma coisa que gênero fluido?
Não. Nem toda pessoa não-binária é gênero fluido. Por ser uma identidade "guarda-chuva", a não-binariedade inclui pessoas que transitam entre os dois gêneros, mas também quem recusa ambos (agêneros).
Foto: Freepik
Como uma pessoa se descobre não-binária?
Não há regra. Há quem nunca se sentiu pertencente ao gênero que lhe foi atribuído ao nascer e quem entendeu sua identidade na idade adulta.
Foto: Freepik
É algo novo?
De jeito algum. Um estudo recente feito por arqueólogos da Alemanha concluiu que o papel dos indivíduos pré-históricos não era determinado apenas pelo sexo biológico e que 10% das pessoas da Idade do Bronze e do Neolítico não se enquadravam na norma binária.
Foto: Freepik
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Freepik