Comunidades quilombolas: você sabe o que são?

Segundo o IBGE, no Brasil existem 5.972 localidades quilombolas

Foto: reprodução, bahia salvador blog voyage

Quilombo

Ao longo da história, o termo quilombo recebeu diferentes significados. Mas, em geral, ele remete às diferentes manifestações territorialmente organizadas, como forma de resistência à população de descendência africana.

Foto: Istock

No Brasil

O termo quilombo já era usado em África e, no Brasil colonial, se consolidou por fazer referência às comunidades formadas por escravos e ex-escravos, que organizavam núcleos de resistência e sobrevivência comunitária.

Foto: Reprodução

Tradições

Os quilombos prezam por manterem vivas as tradições dos escravos fugidos. Hoje, ainda existem comunidades quilombolas que tentam manter seu modo de vida simples e em contanto com a natureza.

Foto: reprodução brasil escola

Atividades

Nessas comunidades se realizam atividades diversas como agricultura, extrativismo, criação de animais, exploração de minério e atividades mercantis.

Foto: reprodução - fapesp

Modo de vida

As comunidades quilombolas possuem um modo de vida mais comunitário, permeado pela ancestralidade.

Foto: koinonia

Dados

Segundo o IBGE, em 2019 foram mapeadas 5.972 localidades quilombolas no país. Dos estados brasileiros, a Bahia é o que tem o maior número de localidades quilombolas: são 1.046 no total.

Foto: reprodução - projeto colabora

Quilombo Jatimane

É uma comunidade quilombola que fica no Baixo Sul da Bahia e utiliza a árvore Piaçava para movimentar a economia. Em Jatimane, a planta é usada para fazer brincos, bolsas, mandalas e muitos outros produtos artesanais.

Foto: reprodução flickr

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: reprodução, terra de direitos