Quem é quem no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

Profissionais diversos compõem pasta liderada por Silvio Almeida

Foto: Reprodução Twitter

Rita Cristina de Oliveira

Secretária executiva do ministério, é advogada, professora, defensora pública federal desde 2013. Também coordena o Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União.

Foto: Reprodução Twitter

Ariel de Castro Alves

Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente é advogado, presidente da Comissão de Adoção e Convivência Familiar de Crianças e Adolescentes da OAB-SP e membro do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Foto: Reprodução Instagram

Isadora Brandão Araujo da Silva

Secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos é advogada, defensora pública do Estado de São Paulo, onde, além de atuar na área criminal, foi coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial.

Foto: Reprodução Facebook

Symmy Larrat

Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, é ativista de direitos humanos e travesti. É a atual presidenta da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT). Ela também implementou o programa Transcidadania na prefeitura de São Paulo.

Foto: Reprodução/Facebook

Anna Paula Feminella

Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é ativista de direitos humanos, especialista em Gestão Pública. Colabora com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no campo de atenção à saúde da pessoa com deficiência.

Foto: Reprodução Facebook

Alexandre da Silva

Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa é doutor em Saúde Pública pela USP, especialista em gerontologia pela UNIFESP e fisioterapeuta pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de professor.

Foto: Reprodução Facebook

Marina Basso Lacerda

Chefe de Gabinete, é servidora de carreira da Câmara dos Deputados desde 2013. Tem pós-doutorado em ciência política USP e é doutora em ciência política pela IESP/UERJ.

Foto: Reprodução Facebook

Carlos David Carneiro Bichara

Assessor Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, é de Belém do Pará, formado em direito pela UFPA. É mestre e doutor em direito pela Uerj.

Foto: Reprodução Twitter

Nilmário Miranda

Assessor Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade, foi o primeiro secretário especial de Direitos Humanos no 1º mandato de Lula. Formado em comunicação pela UFMG, foi também professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e mestre em Ciências Sociais.

Foto: WikiCommons

Bruno Renato Teixeira

Ouvidor nacional de Direitos Humanos, é formado em direito pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Gama Filho. Foi Secretário Parlamentar na Câmara dos Deputados, e Diretor da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

Foto: Reprodução Facebook

Leia também:

Quem é Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos do novo governo Lula

Foto: Poder360