Colored Francie
Em 1967, a Mattel lançou a primeira boneca negra do universo da Barbie, a "Colored Francie". Na época, ela era considerada a "prima" da Barbie.
Foto: Reprodução/Mattel
Colored Francie
A palavra “colored” ("de cor", em tradução para o português) era muito usada para se referir a pessoas negras nos Estados Unidos, assim como a expressão “morena” é usada no Brasil. Apesar de ter a pele um pouco escura, a Colored Francie tinha traços caucasianos.
Foto: Reprodução/Mattel
Christie
No ano de 1968 chegou a Christie, com penteado dos anos 1960 e um maiô. Ela é considerada a primeira boneca afro-americana do universo da Barbie.
Foto: Reprodução/Mattel
Barbie negra
A primeira Barbie negra foi lançada oficialmente apenas em 1980, assinada por Kitty Black Perkins. "Ela é negra! Ela é linda! Ela é dinamite", dizia a caixa da boneca.
Foto: Reprodução/Mattel
Barbies africanas
Desde então, a Mattel se esforçou em produzir bonecas com traços africanos, como a Shani & Friends, a Barbie Queniana, e a Barbie Ganense.
Foto: Reprodução/Mattel
Barbie So In Style
Em 2009, a Mattel lançou a primeira coleção exclusiva com bonecas negras, chamado de "Barbie So In Style". Seus nomes eram Trichelle, Grace e Kara. Elas eram acompanhadas das irmãs mais novas Courtney, Janessa e Kianna.
Foto: Reprodução/Mattel
Barbie So In Style
De acordo com a criadora da coleção, Stacey McBride-Irby, a ideia era produzir bonecas com traços fiéis da comunidade negra. A inspiração veio após assistir a sua filha brincar com bonecas.
Foto: Reprodução/Mattel
Barbie So In Style
"Quero que minhas novas bonecas So In Style não sejam apenas uma representação autêntica da minha comunidade e cultura, mas também incentivem as meninas a se inspirarem e sonharem alto", disse Stacey à imprensa.
Foto: Reprodução/Mattel
Barbies negras
Atualmente, a Mattel tem Barbies negras em diversas coleções, com bonecas inspiradas em artistas, como a cantora Iza, e ativistas da comunidade negra, como Rosa Parks.
Foto: Reprodução: Instagram/iza
Documentário Black Barbie
Neste mês, foi anunciado que a cineasta Shonda Rhimes está produzindo um documentário sobre a história da primeira Barbie negra, lançada em 1980, para a Netflix. Intitulada "Black Barbie", a obra não tem data de lançamento.
Foto: Reprodução: Instagram/shondarhimes
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução/Mattel