Primeiros atos
No dia 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, 15 mil mulheres marcharam nas ruas por melhores condições de trabalho. Ali teria sido celebrado pela primeira vez o "Dia Nacional da Mulher" americano.
Foto: iStock
Influência do socialismo
Enquanto isso, na Europa, mulheres influenciadas pelos ideais socialistas, lideradas pela alemã Clara Zetkin, pediam melhores condições de trabalho nas fábricas.
Foto: iStock
Revolução Russa
Um dos eventos que pode estar relacionado à escolha da data foi a grande mobilização realizada por mulheres russas no ano de 1917, quando ocorreu a Revolução Russa.
Foto: iStock
Reivindicação
Na época, as mulheres russas pediam a saída do país da Primeira Guerra Mundial, melhores condições de vida e alimentos, tendo em vista que a população sofria com a fome e a pobreza.
Foto: iStock
Incêndio em Nova York
No Brasil, é comum relacionar a origem do Dia da Mulher apenas ao incêndio ocorrido em uma fábrica em Nova York no dia 25 de março de 1911, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres. Mas esse foi um dos eventos que deram origem à data e não o único.
Foto: iStock
Oficialização da data
O chamado Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.
Foto: iStock
8 de março é feriado?
O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países, como na Rússia, mas não no Brasil. Na China, por exemplo, as mulheres ganham metade do dia de folga.
Foto: iStock
Saiba mais sobre a data!
Conheça a história completa de como surgiu o Dia da Mulher
Foto: iStock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: iStock