História
Justinus Soni Fashanu nasceu em Hackney, um dos lugares mais pobres de Londres. Foi renegado pelo pai antes mesmo do nascimento e abandonado pela mãe. Ele e o irmão mais novo, John, foram deixados no orfanato.
Foto: Reprodução
Boxe
Antes de brilhar nos gramados, o garoto mostrava talento no boxe. Foi por duas vezes finalista júnior dos pesos pesados.
Foto: Reprodução
Futebol
No futebol, Fashanu passou a chamar a atenção pelo talento. Era alto para cabecear e veloz para passar pelos zagueiros.
Foto: Reprodução: Twitter
Declínio
À medida que suas atuações dentro de campo ficavam cada vez mais apagadas, passaram a ser frequentes os comentários e piadas sobre suas idas a boates gays.
Foto: Reprodução
Declaração
Fashanu foi o primeiro nome de uma liga de expressão a declarar sua homossexualidade enquanto ainda era profissional. Isso aconteceu em 1990, aos 29 anos. Ele vendeu a entrevista na qual falou sobre o assunto para o tablóide The Sun.
Foto: Reprodução
Irmão
John se recusou a aceitar a homossexualidade de Justin. Na véspera da revelação à imprensa, chegou a oferecer dinheiro para que o irmão declinasse de expor sua sexualidade.
Foto: Reprodução: Twitter
Morte
Ele morreu aos 37 anos, em 1998. Enforcou-se na garagem de sua casa. Justin foi acusado de estupro por um jovem de 17 anos. Em uma carta ele negou ter abusado sexualmente do jovem.
Foto: Reprodução
Irmão
24 anos após o suicído de Justin, seu irmão apareceu em uma TV britânica para criticar os protestos ingleses contra a LGBTfobia no Catar.
Foto: Reprodução: Twitter
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução