Cordão de girassóis: você sabe o que significa?
Acessório que identifica pessoa com autismo já vem sendo usado no Brasil
Foto: Reprodução - twitter
O que é
O cordão de fita verde com girassóis amarelos é um acessório usado para facilitar a identificação de uma pessoa com deficiências ou transtornos “invisíveis” ou “ocultos”, como autismo, TDAH e Doença de Crohn, entre outros.
Foto: divulgação - lancashire teaching hospital
Como é
Ele é composto por uma faixa estreita verde e estampada com figuras de girassóis para sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado a indivíduos com deficiência oculta.
Foto: reprodução - rnib
Particularidades
As principais características dessas deficiências estão relacionadas à interação social, à comunicação (verbal e não verbal) e a comportamentos restritivos.
Foto: reprodução - twitter
Significado
Não há um consenso sobre o significado, mas acredita-se que, assim como a flor de girassol se destaca por sua cor vibrante e se movimenta na direção do sol, o cordão seria uma forma de iluminar e refletir a luz da pessoa com deficiência oculta.
Foto: reprodução - instagram
Onde surgiu
A ideia teve origem na Inglaterra, em 2016. A iniciativa partiu de funcionários do segundo maior aeroporto de Londres, o Gatwick.
Foto: divulgação - Gatwick Airport
Como funciona
Quando uma pessoa com o Cordão Girassol é identificada, as equipes de atendimento de aeroportos, estações, supermercados e estabelecimentos que trabalham com grandes públicos devem priorizar a assistência a esse cliente e seus acompanhantes.
Foto: Reprodução - facebook
No Brasil
No Brasil, o cordão de girassóis vem sendo implementado de forma gradativa. Em algumas cidades há leis que já instituíram o uso cordão, como Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Juiz de Fora (MG).
Foto: reprodução - facebook
Onde encontrar
Os cordões de girassóis são facilmente encontrados na internet. A pessoa que deseja adquirir pode realizar uma busca em um e-commerce.
Foto: reprodução - top event
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: divulgação charlotte douglas international airport