De onde surgiu a expressão "Sair do Armário"?

Termo é usado quando pessoas assumem orientação afetivo sexual

Foto: iStock

Origens

Segundo o livro "New York: Gender, Urban Culture, and the Making of the Gay Male World, 1890-1940", de George Chauncey, o termo surgiu nos EUA a partir da união de duas gírias.

Foto: iStock

Primeira gíria

O termo "Come out", que significa "sair" ou "se revelar", começou a ser usado nos séculos 19 e 20, para se referir às debutantes que se apresentavam à sociedade.

Foto: Divulgação Netflix

Segunda gíria

Já o termo “Skeletons in the Closet", que significa “esqueletos no armário”, é usado até hoje como sinônimo de segredo, geralmente um bastante vergonhoso.

Foto: iStock

O termo

Juntando os dois termos, surgiu a expressão “Come out of the Closet”, que foi traduzida para o português como "Sair do Armário", usada para se referir à alguém que assume publicamente sua orientação afetiva sexual ou identidade e expressão de gênero.

Foto: iStock

Curiosidade

O autor afirma ainda que o uso do termo "armário" se deu só a partir dos anos 60. Antes disso, o mais comum lá nos EUA era dizer: "Take off the Mask" (Tirar a Máscara), "Let his Hair Down" (Soltar o Cabelo) ou "Drop the Hairpins" (Deixar cair os Grampos).

Foto: iStock

Pode ou não pode?

Por conta da origem da palavra estar ligada a segredos vergonhosos, alguns grupos do movimento LGBTQIA+ têm evitado o termo, porém, no geral, ainda é bastante aceito pela comunidade, se usado no contexto que não seja vexatório.

Foto: iStock

Porque não devemos mais usar o termo Hermafrodita?

Termo reforça esteriótipos negativos das pessoas intersexo.

Foto: Celso Tavares