Dia do Orgulho Autista: conheça 8 influencers com TEA
Eles compartilham experiências e dão dicas nas redes
Foto: Reprodução Instagram
A Menina Neurodiversa (@a_menina_neurodiversa)
Alice, 24 anos, do Rio de Janeiro, é escritora e ativista, com 22,2K de seguidores no Instagram, onde posta conteúdo educativo. Acredita que isso seja uma poderosa ferramenta de comunicação e uma forma de sair de sua “pequena prisão silenciosa e solitária”.
Foto: Reprodução Instagram
Jonas Marssaro (@jonasmarssaro)
Estudante de psicologia, Jonas é autista e também se define como LGBT revolucionário em seu Instagram. De Joinville (SC), ele atua ativamente pelo protagonismo PCD LGBT no Brasil - como presidente do @unalgbtjoinville e diretor do Diretor @pcdvale.
Foto: Reprodução Instagram
Caio Mendes Barcellos (@surfandonoautismo)
O menino surfista de Balneário Camboriú (SC) posta ações do dia a dia, orientações para mães de autistas, campanhas e mensagens contra o preconceito. Sua família ganhou o jogo de perguntas The Wall, do programa "Domingão com Huck", em abril passado, o que deu visibilidade ao tema.
Foto: Reprodução Instagram
Pedro Melim (@pedroalonsomelim)
Aos 12 anos, ele respondeu nove questões matemáticas em 90 segundos e chamou atenção de Luciano Huck no desafio Triturador de Números, em 2020. Além de um canal no YouTube, Pedro compartilha suas dicas e ações no Instagram, que não são poucas: adora história, é palestrante e toca bateria.
Foto: Reprodução Instagram
Arthur & Atlas (@servicedogbr)
Atlas é o cão de serviço (ou assistência) de Arthur Skyler Santana de França, 22 anos, do Distrito Federal, que é seu treinador e tem autismo. Na página ele posta a rotina dos dois, além de explicar detalhes do treinamento e como cão o ajuda o dia a dia.
Foto: Reprodução Instagram
Julyana Maia (@atipicamente__)
A carioca de 24 anos é neurobióloga e lésbica e teve diagnóstico tardio de autismo, aos 22 anos. A partir daí, criou o canal Atipicamente no YouTube e perfis no Instagram e Tik Tok, onde conta suas experiências no âmbito do autismo e da sexualidade.
Foto: Reprodução Instagram
Daniela Sales (@vidadeautistaconsultoria)
Daniela Sales, 46 anos, criou a página no Facebook após ser diagnosticada com TEA leve em 2017, que passou a moderada em 2021. Na rede social ela conta como é a vida de adulto autista e já escreveu o Guia Prático para Autistas Adultos: Como Não Surtar em Situações do Cotidiano.
Foto: Reprodução Instagram
Fábio Sousa (@tiofaso)
O designer autista, que recebeu o diagnóstico em 2018, debate temas que mesclam capacitismo e racismo na redes sociais. Criador de monstros simpáticos, da página Se Eu Falar Não Sai Direito, ele compartilha experiências de como é conviver com o preconceito diariamente.
Foto: Reprodução Instagram
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Reprodução Instagram