Dia Internacional da Menina: 9 garotas que fizeram história

Elas impactaram o mundo com coragem e resiliência

Foto: Reprodução/Instagram

Greta Thunberg

Hoje com 19 anos, a ativista ambiental sueca e autista fez um discurso potente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática em 2018. Sua atuação influenciou milhões de jovens e a levou a ser indicada duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

Foto: Reprodução/Instagram

Anne Frank

Seu diário é um dos livros mais lidos e relevantes da história. A obra, escrita enquanto Anne Frank (1929-1945) vivia com a família escondida dos nazistas, é um relato cruel do sofrimento dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Foto: Reprodução

Malala Yousafzai

"Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo" defende a paquistanesa que em 2014, com 17 anos, se tornou a pessoa mais jovem a conquistar o Prêmio Nobel da Paz pelo ativismo em prol da educação.

Foto: Reprodução/Instagram

Ruby Bridges

Em 1960, aos 6 anos, tornou-se a primeira aluna negra a assistir aulas na escola William Frantz Elementary School em Nova Orleans. Ela chegava e saía escoltada por agentes federais e se tornou um símbolo dos protestos pelo fim da segregação racial. Hoje, Ruby tem uma fundação com seu nome.

Foto: Reprodução

Yusra Mardini

Em 2016, a nadadora síria fez história aos 18 anos no primeiro time olímpico de refugiados, nos Jogos do Rio. Um ano antes, ela tinha ajudado a salvar as vidas de outros refugiados depois que o bote lotado que os levava para a Grécia começou a afundar.

Foto: Reprodução/Instagram

Katie Stagliano

Em 2008, com 9 anos, a americana alimentou mais de 270 pessoas com um repolho gigante que havia plantado e doado à uma instituição de caridade. O episódio a levou a criar a premiada ONG Katie's Krops, que doa alimentos a centros de câncer e famílias carentes.

Foto: Reprodução

Bana Alabed

Com apenas 7 anos, Bana Alabed chamou a atenção do mundo ao tuitar, com a ajuda da mãe, sobre os horrores que aconteciam na cidade sitiada de Aleppo. Os posts se transformaram em "Querido Mundo: A História de Guerra de uma Menina Síria e sua Busca pela Paz", livro que comoveu o mundo.

Foto: Reprodução/Twitter

Jazz Jennings

A influencer e ativista LGBTQIA+, hoje com 22 anos, é uma das jovens transgêneros mais documentadas na história. Em 2007, aos 6 anos, ela deu uma entrevista à jornalista americana Barbara Walters e chamar a atenção pela maneira clara como se apresentava como garota.

Foto: Reprodução/Twitter

Beatrice Vio

Com 11 anos de idade, contraiu meningite C e teve de amputar pernas e antebraços. Após uma depressão severa, se fortaleceu com o apoio da família e fez uma carreira de sucesso como esgrimista paralímpica e apresentadora de TV. Bebe hoje tem 25 anos e também é influencer.

Foto: Divulgação

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução