Eleições 2022: as promessas para a população idosa

O que diz o plano de governo dos principais candidatos

Foto: istock

Jair Bolsonaro

Reforça a família como célula ou base da sociedade e diz que, nela, as pessoas idosas, além de mulheres, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, devem receber atenção especial. Porém, não prevê nenhum programa específico para a população idosa.

Foto: Reprodução/Instagram

Jair Bolsonaro

Destaca a necessidade de fortalecer os serviços de saúde para atendimento às novas demandas do envelhecimento populacional, com ênfase na promoção do envelhecimento saudável e do aumento da autonomia das pessoas idosas.

Foto: iStock

Lula

Indica a construção de políticas que assegurem os direitos dos idosos com envelhecimento ativo, saudável e participativo, com a ampliação e o fortalecimento dos serviços necessários por meio de uma rede de cuidados.

Foto: Reprodução/Instagram

Ciro Gomes

Seu Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) propõe a conclusão da reforma da Previdência a partir de três pilares: uma renda básica garantida, uma parte da renda associada ao regime de repartição e outra parcela ao de capitalização.

Foto: Reprodução/Instagram

Ciro Gomes

Cita a criação de uma política orientada aos cuidados com os idosos e a retomada do programa Farmácia Popular.

Foto: iStock

Simone Tebet

Vai instituir a Política Nacional do Cuidado, com a criação de rede nacional, integrada e articulada, para oferta de cuidadores de pessoas idosas, crianças, pessoas com deficiência e com doenças raras ou incapacitantes.

Foto: Reprodução/Instagram

Simone Tebet

Deve adotar medidas que garantam a igualdade de oportunidades a grupos minoritários - incluindo as pessoas idosas - em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: iStock