Eleições 2022: as promessas para a população negra

O que diz o plano de governo dos principais candidatos

Foto: iStock

Jair Bolsonaro

O plano de governo do candidato à reeleição não apresenta nenhuma política pública voltada à população negra nem projetos de combate ao racismo e ao preconceito.

Foto: estadão conteúdo

Jair Bolsonaro

A liberdade religiosa é pontuada como um dos valores e princípios centrais de seu projeto, que aponta também a necessidade combater todas as formas de discriminação e os ataques às distintas práticas.

Foto: iStock

Jair Bolsonaro

Afirma que os quilombolas devem ser respeitados em sua culturalidade e tradições características, desde que isso não implique em violação de direitos humanos.

Foto: estadão conteúdo

Lula

Aponta a construção de políticas que combatam a perseguição à juventude negra, que acontece principalmente através do superencarceramento, e a violência policial contra as mulheres negras.

Foto: estadão conteúdo

Lula

Entre as ações de promoção da igualdade racial e de combate ao racismo estrutural estão o combate do preconceito contra os povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiro.

Foto: iStock

Lula

O candidato líder nas pesquisas assegura a continuidade das políticas de cotas sociais e raciais na educação superior e nos concursos públicos federais, bem como sua ampliação para outras políticas públicas.

Foto: iStock

Lula

Compromete-se a proteger os direitos e os territórios das comunidades quilombolas, assegurando a posse de suas terras e impedindo atividades predatórias.

Foto: estadão conteúdo

Ciro Gomes

Segundo o candidato, a ação mais urgente é o acesso às universidades públicas e às vagas nos concursos públicos. Ciro deve avaliar a prorrogação do sistema de cotas em sua gestão.

Foto: estadão conteúdo

Ciro Gomes

Propõe políticas afirmativas em relação às compras públicas de empresas de empreendedores negros, bem como linhas de crédito específicas.

Foto: iStock

Ciro Gomes

Seu Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) diz que deverá ser garantida uma determinada participação no fomento oriundo da Lei Rouanet, bem como na ocupação de cargos temporários e comissionados na administração pública.

Foto: iStock

Simone Tebet

O plano de governo da candidata prevê o apoio a comunidades quilombolas com crédito, extensão agrícola e cooperação técnica.

Foto: Divulgação/Agência Senado

Simone Tebet

Promete acelerar a regularização de territórios quilombolas com emissão de títulos para povos remanescentes de quilombos e garantia de direitos das comunidades.

Foto: estadão conteúdo

Simone Tebet

Vai ampliar a participação de negros nos cargos e funções de governo, sobretudo no primeiro escalão.

Foto: istock

Simone Tebet

Deve estabelecer a Política Nacional de Promoção da Equidade Racial, ampliar as políticas de cotas e ações afirmativas para promover maior igualdade racial, social e de gênero, incluindo políticas quer permitam a permanência de alunos cotistas até a conclusão dos estudos.

Foto: istock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: istock